Estudo da Harvard identifica cinco dicas para ter uma vida mais feliz: saiba como
A compreensão de felicidade é um entendimento que vai de pessoa para pessoa, seja relacionando momentos alegres à ter saúde ou uma carreira de saúde. Mas, segundo um estudo da Harvard, o segredo de se sentir feliz está em bons relacionamentos.
A pesquisa original surgiu em 1938 acompanhando dois estudantes da faculdade, mas foi sendo desenvolvido e diversificado para incluir mais pessoas ao longo das décadas. O estudo consiste em avaliar a sensação de felicidade dos entrevistados, de acordo com a conexão que eles mantinham com outras pessoas e níveis de isolamento. O resultado, inclusive, revelou que pessoas mais conectadas com outras eram fisicamente mais saudáveis e viveram mais tempo do que as pessoas isoladas. Isso ocorre, segundo os estudiosos, por conta da redução de estresse e sensação de alívio que se dá quando você está próximo à alguém que gosta, quando conversa algum assunto que o chateia e consegue desabafar, por exemplo. Pessoas acompanhadas também têm o costume de cuidar umas das outras, lembrar o amigo de ir ao médico ou se alimentar na hora correta.
As pessoas mais isoladas, no entanto, teriam mais dificuldade de trabalhar esses problemas pessoais e manter uma alimentação saudável, além de ter um nível mais elevado do hormônio ligado ao estresse, sendo mais propícias a apanhar infecções e inflamações.
Baseado no estudo, o pesquisador elencou algumas dicas que podem ser adotadas no dia a dia para ter vidas mais felizes. Confira:
Trabalhe a sua vida social
Atividades de lazer que lhe fazem bem deve ser priorizadas, para que sua rotina não seja somente casa e trabalho. Ser voluntário, entrar em uma aula ou até ser mais ativo na sua comunidade religiosa pode fortalecer a sua vida social e fazer com que conheça pessoas novas.
Fortaleça as suas relações
Ao mesmo tempo em que você pode fazer novas amizades, você também precisa cuidar das relações que já tem: trabalhe seu relacionamento amoroso, encontre seus amigos com mais frequência, visite seus pais e marque saídas com os irmãos e primos. A orientação é que pequenos gestos de contato são essenciais para manter relacionamentos mais fortes.
Não guarde suas palavras
Muita gente sente as coisas, mas tem dificuldade para se expressar. Neste caso, a orientação é tornar isso mais frequente na sua vida, para que você consiga dar valor aquilo que é importante para você. Fale para alguém que você se importa com ela, quando tiver vontade!
Compreenda as mudanças
Se for o caso de se adaptar, outra forma de ser mais feliz é aceitar a abraçar as mudanças. Pessoas mudam e relacionamentos também, portanto, não adianta insistir em situações negativas.
Cuide da sua saúde física e mental
Mesmo com a importância dos relacionamentos pessoais, o cuidado com a saúde física e mental não deve ser deixado de lado. Uma boa alimentação, prática regular de exercícios físicos e terapia são práticas positivas para o bem-estar.