Profissionais de Roraima participam de capacitação para identificar praga que destrói bananeiras
Dois técnicos da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) participaram de um exercício simulado em Brasília, voltado para o combate à Fusariose da bananeira, uma doença que ameaça a cultura de banana. O simulado seguiu o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância do Fusarium Oxysporum f.sp cubense raça 04 tropical (PNPV/FocR4T).
O gerente de Defesa Vegetal, Guilherme Rodrigues, e o coordenador do Programa Estadual Sanidade da Banana, Hugo Bandeira, participaram do treinamento que visa preparar a equipe técnica para lidar com eventuais casos da doença em Roraima. “A doença já foi identificada em países vizinhos como Peru, Colômbia e Venezuela. Estamos nos preparando para dar suporte ao produtor rural”, afirmou Marcelo Parisi, presidente da ADERR.
Os técnicos foram capacitados para identificar e responder a casos suspeitos, passando por treinamento online e presencial. O simulado utilizou o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), ferramenta de gestão de emergências que integra diferentes órgãos para uma resposta coordenada.
Sobre a Fusariose
A Fusariose da bananeira, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense Raça 4 Tropical (Foc R4T), é uma praga quarentenária que ainda não foi identificada no Brasil. O fungo ataca as raízes, o rizoma e as folhas da planta, comprometendo seu desenvolvimento e levando à morte. Mesmo após a morte das plantas, o fungo pode permanecer no solo por décadas, o que torna a prevenção fundamental.