Saiba o que é e onde fica o Peritônio: uma das regiões afetadas por câncer em Preta Gil
A cantora Preta Gil revelou em suas redes sociais, nesse domingo (25), que o câncer voltou em quatro regiões do seu corpo. A artista falou que foi detectada a doença em dois linfonodos, um nódulo no ureter, e metástase no peritônio.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) explicou que o peritônio é uma fina membrana que reveste o abdômen internamente. A principal função é proteger os órgãos da cavidade abdominal, como estômago, intestino, fígado, bexiga, útero, ovários, entre outros, formando uma espécie de barreira às possíveis infecções.
No caso da artista, o diagnóstico veio após a metástase de um câncer colorretal, que ela precisou tratar em 2023. Metástase é quando as células cancerígenas entram na circulação sanguínea ou linfática e, com isso, vão para outras partes do corpo.
De acordo com a SBCO, a doença costuma ficar um tempo assintomática e quando aparece pode ocasionar redução do apetite, perda de peso, dor abdominal e distensão – um tipo de inchaço – abdominal.
A cantora foi diagnosticada com a doença no início do ano passado após passar mal em sua casa no Rio de Janeiro. Em dezembro, ela celebrou o fim do tratamento após a reconstrução de parte do trato intestinal, mas ressaltou que continuaria em processo de reabilitação e acompanhamento médico por cinco anos.