Fred Menezes é o escolhido de Bira Marques para a eleição no ABC
A realidade do futebol é dura, e talvez não seja o momento correto para colocar no comando do clube uma pessoa novata e que não vive o dia a dia do ABC. Com essa justificativa, o presidente alvinegro, Bira Marques, apontou o nome de Fred Menezes como o candidato da situação no pleito que vai definir o novo mandatário abecedista, marcado para ocorrer no último domingo de novembro. Em final de mandato, o dirigente salientou que é importante cuidar da formação do novo elenco de imediato, mas ressaltou que só irá agir nesse sentido se houver um acordo com todos os candidatos inscritos para assumir a sua cadeira.
O próprio calendário eleitoral já torna essa questão uma necessidade imediata, porque, da forma como as competições estão dispostas, o ABC enfrenta um sério risco de ter que disputar a pré-Copa do Nordeste já em dezembro, quando o novo presidente eleito ainda estará se inteirando da situação real do clube. Se a competição não acontecer dentro da atual temporada, ela certamente será realizada logo no início de janeiro, o que indica que a pré-temporada deve ser iniciada, no mínimo, até a última semana de novembro.
“O processo eleitoral do clube está marcado para o último final de semana de novembro, o que vai acabar com a margem de manobra do próximo presidente. Da minha parte, gostaria de antecipar que não serei nenhum tipo de empecilho para a antecipação do calendário eleitoral. Na verdade, até prefiro que o presidente eleito seja o responsável direto pela formação do novo elenco, apenas acho que, da forma como se encontra o calendário eleitoral, vai faltar o tempo necessário para isso. De minha parte, estou aberto a qualquer proposta”, salientou o dirigente.
Mesmo avançando em vários aspectos envolvendo o passivo do clube, quitando uma boa parte das dívidas trabalhistas, o presidente, que conta os dias para entregar o cargo ao novo mandatário, ressalta que o novo homem forte do clube não terá uma vida fácil. Ele indica que, se nada de novo for realizado, os problemas financeiros continuarão atrapalhando qualquer tipo de planejamento feito para o futebol.
“Nosso orçamento vai continuar muito apertado, o montante da dívida trabalhista ainda é grande e o novo presidente terá de mostrar ser um excelente negociador para conseguir tocar o barco do ABC sem tantos bloqueios. Metade de tudo que o clube faturou em 2024 ficou com o TRT, o que torna a capacidade de investimento do clube muito pequena para participar de uma competição tão disputada quanto a Série C. A conta fica difícil de fechar e o planejamento tem de ser alterado a cada notícia de bloqueio”, ressaltou.
É justamente por essa razão que Bira Marques pretende emplacar o nome do seu atual vice-presidente, Fred Menezes, como candidato da situação. Segundo o mandatário, o ABC necessita de uma pessoa que entenda das contas do clube e que consiga dar prosseguimento ao processo de boa relação com o TRT.
“O momento ainda é delicado, e necessitamos de um nome que viva o ABC. Não adianta emplacar o nome de alguém novo que não conheça a realidade do clube. Não estou dizendo que o novo não pode dar certo, longe disso. De repente, o cara pode ser um fenômeno, chegar, fazer tudo andar, trazer novos recursos e fazer o time ser campeão de tudo. Mas acredito que, para o momento, o futuro presidente deve estar vivendo o ABC para saber tocar os processos, sem riscos de interrupção”, ressaltou.