Campanha contra Influenza inicia em Boa Vista nesta segunda-feira (2)

Campanha contra Influenza inicia em Boa Vista nesta segunda-feira (2)
Publicado em 31/08/2024 às 18:57

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves, especialmente entre os grupos de risco, como idosos e gestantes. (Foto: Ascom/Semuc)

A Campanha de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 2, em Boa Vista. A ação, que faz parte do calendário nacional do Ministério da Saúde, seguirá até 26 de outubro, com o objetivo de imunizar grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas e outros, além de proteger a população contra o vírus da gripe.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nas UBSs Jan Roman Wilt, Olenka Macellaro, Aygara Motta Pereira e Délio Tupinambá, a vacinação também ocorrerá no período noturno, das 19h às 23h.

Segundo Romildo Azevedo, coordenador municipal de Imunização, neste primeiro momento, a vacinação será destinada principalmente aos grupos vulneráveis, especialmente para aqueles que têm viagens próximas agendadas. Ele destaca que os interessados devem procurar a UBS mais próxima com o cartão de vacinação em mãos.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem caminhoneiros, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, funcionários do sistema prisional, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, indígenas, jovens e adolescentes sob medida socioeducativa, militares da Força Nacional, militares da segurança e salvamento, motoristas de transporte coletivo de longo curso, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas com trissomias, pessoas privadas de liberdade, professores e trabalhadores da saúde.

Dia D contra a Influenza

Para intensificar as imunizações, em 28 de setembro será realizado o “Dia D contra a Influenza”, quando a vacina estará disponível para toda a população. A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves, especialmente entre os grupos de risco, como idosos e gestantes.

Leia a Folha Impressa de hoje