Smart: elétrico criado em parceria com Mercedes faz 740 km com carga única
O Smart #5 é um veículo elétrico com um nome meio “diferentão” que foi criado a partir de uma joint venture (união de duas empresas) entre a Mercedes e a chinesa Geely e tem capacidade de rodar 740 km com uma única carga total de energia.
Com 4,70 metros de comprimento — tamanho próximo ao de um Honda CR-V –, o principal atributo desse carro é, justamente, a autonomia. Com ele totalmente carregado, daria para ir, por exemplo, de São Paulo até Florianópolis (SC), com uma única carga.
Com previsão de chegar na Europa no início de 2025, o automóvel apresenta uma bateria de 100 kW, além de tecnologia de 800 V, com uma função de carregamento que permite que a bateria carregue de 10% a 80% em 15 minutos.
Ainda sem preços oficiais divulgados, o Smart #5 é o terceiro veículo no portfólio totalmente elétrico da marca.
Em níveis de desempenho e potência, o ele tem duas configurações. A primeira delas, mais “básica”, tem 339 cv e uma opção um pouco mais potente, com cerca de 362 cv de potência.
Sobre o visual, ele é minimalista e tem linhas modernas. Alguns detalhes lembram um veículo com uma pegada off-road, como o Defender. As maçanetas são embutidas e as rodas são feitas para melhorar a aerodinâmica e autonomia elétrica do carro.
Em termos de acabamento interior, ele é bem moderno e conta com um estilo sofisticado. O sistema de iluminação tem 256 cores e o som tem 21 alto-falantes. Motorista e passageiro contam com duas telas, cada uma com 13 polegadas. Há uma terceira de 10,3 polegadas para o painel de instrumentos.
Já a tela central funciona como um sistema de infoentretenimento, com assistente de voz de IA generativa de última geração. Mantendo o tema da tecnologia, há um head-up display de realidade aumentada de 25,6 polegadas.