Após decisão do TRE: Catarina e Denarium divulgam propaganda eleitoral nas redes sociais

Após decisão do TRE: Catarina e Denarium divulgam propaganda eleitoral nas redes sociais
Publicado em 12/09/2024 às 0:20

Catarina Guerra e Antonio Denarium (Foto: Reprodução/Internet)

A deputada Catarina Guerra (União Brasil) e o governador Antonio Denarium (Progressistas) divulgaram um vídeo em conjunto na tarde desta quarta-feira, 11, onde criticaram a ação de adversários políticos no impedimento da candidatura da parlamentar para a Prefeitura de Boa Vista e no processo de cassação do gestor que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na publicidade divulgada nas redes sociais indicada como Propaganda Eleitoral Gratuita da coligação “Uma Nova Boa Vista, Boa Para Todos” (União Brasil/Novo/PDT/Republicanos), Denarium afirma que seus adversários seguem atacando seu grupo político. 

“Não apenas pela tentativa de tirar o meu mandato. Agora, tentando novamente impedir nossa candidata à prefeita de Boa Vista, Catarina Guerra”, destacou. Denarium reforçou ainda que os obstáculos apenas os fortalecem e dão mais energia para a campanha. 

Por sua vez, Catarina disse estar acostumada a enfrentar grandes desafios desde que entrou na política. Ela criticou rivais na política e, indiretamente, a atual gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB).

“Mesmo com os nossos adversários, já derrotados e rejeitados pela população em duas eleições, novamente vão à Justiça para se garantir no poder. Se o grupo político adversário continuar governando Boa Vista, as perseguições vão continuar. Hoje a perseguição é contra mim e contra o governador. Amanhã será contra você e contra sua família”, declarou.

A deputada ressaltou ainda que respeita a decisão da Justiça, mas vai continuar em campanha pelo amplo direito de recursos e defesa. “Vamos vencer as eleições e eliminar este mal para sempre” finalizou.

Confira o vídeo nas redes sociais da deputada:

Defesa de Catarina afirma que propaganda eleitoral na internet não fere decisão judicial

À FolhaBV, a equipe de defesa da deputada Catarina Guerra informou que embora o vídeo esteja indicado como ‘propaganda eleitoral gratuita’, o vídeo não fere a recente decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral que suspendeu a veiculação de publicidade da parlamentar. Isso porque, segundo a defesa, a decisão compreende apenas a veiculação de propaganda no rádio e na televisão, não na internet.

Com relação ao acesso da então candidata ao fundo partidário do União Brasil, o advogado da parlamentar, Andreive Ribeiro, informou que não houve suspensão de acesso ao fundo, que a propaganda é sem custo e não está impulsionada. 

“Não houve suspensão de acesso ao fundo. Tão somente à propaganda no rádio e na tv. O que também já é objeto de mandado por segurança. Porque a decisão é flagrantemente ilegal!”, destacou Ribeiro. Vale ressaltar que a a defesa da então candidata entrou com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo o retorno do horário eleitoral na rádio e televisão, tendo como base o Art. 16-A, caput, da Lei das Eleições, onde diz que “a candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha”.

Arthur Henrique diz que não faz parte das ações contra União Brasil

A FolhaBV também entrou em contato com a equipe do candidato Arthur Henrique sobre as declarações da deputada Catarina. À respeito, o candidato reforçou que nem ele e nem sua coligação propôs ações judiciais relacionadas ao impedimento das candidaturas do União Brasil.

Confira a nota na íntegra:

“Não escolho adversários. Cada grupo político e partido deve, dentro do processo democrático, construir e apresentar suas candidaturas. Não sou parte, e minha coligação de partidos nunca propôs ações judiciais relacionadas à questão decidida pelo TRE-RR. Sigo meu trabalho como prefeito de Boa Vista e como candidato à reeleição. Minha candidatura é fruto do trabalho aprovado por 90% da população, que realizamos em favor das pessoas e das famílias da nossa cidade. Faço uma campanha limpa, falando a verdade, pautada em propostas e sem ataques”.

Leia a Folha Impressa de hoje