Black Friday é oportunidade para marcas inovarem abordagens, diz Google

Black Friday é oportunidade para marcas inovarem abordagens, diz Google
Publicado em 12/09/2024 às 8:35

A disparada de buscas dos consumidores durante a Black Friday cria um cenário de oportunidades para marcas inovarem em suas abordagens, mostra números da pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Google.

Neste ano, a já tradicional data do comércio global será em 29 de novembro. Apesar de faltar quase três meses para o grande dia, o levantamento dá sinais de como o varejo pode se posicionar para atrair a atenção em meio a tantas ofertas e promoções.

De acordo com estudo, 65% dos brasileiros esperam inovações esse ano por parte das marcas, principalmente em relação aos diferenciais e incrementos que elas podem proporcionar junto ao consumo. 

Ao mapear a intenção de compra dos brasileiros, a pesquisa apontou que 62% dos consumidores desse ano planejam comprar produtos na Black Friday, com uma probabilidade de que 70% desse público comprem de fato um produto.

“Para ter resultados relevantes, as marcas precisam ressignificar a atuação na data”, afirma Nathália Camargo, diretora de Commerce de Google Customer Solutions no Brasil

Interesse por segmentos

Além das categorias tradicionais, como eletrônicos (76%), moda (59%), beleza e cuidado pessoal (44%) e produtos para casa (41%), a pesquisa apontou que o interesse em consumir vai além do varejo.

Prova disso é que 74% dos entrevistados gostariam que instituições financeiras fizessem parcerias com varejistas para oferecer mais benefícios na sua jornada de compra.

Os dados também mostram que os consumidores possuem interesse em ofertas em setores diversos, como turismo, educação e saúde.

Cerca de 72% dos brasileiros buscam por ofertas de viagem, 53% gostariam aproveitar descontos em cursos e 43% gostariam de ter algum tipo de oferta de medicamentos de vendas sem prescrição, como suplementos e vitaminas.

Black Friday e consumo

Ainda segundo a pesquisa do Google, para quase metade (48%) dos brasileiros, o maior benefício do período da Black Friday é conseguir comprar produtos de rotina, mas gastando menos.

Já outra parcela (38%), diz que  Black Friday permite comprar produtos que não poderiam ter sem o desconto. Enquanto 34% dos entrevistados concordam que este é o melhor período para comprar antecipadamente o que estavam planejando adquirir no futuro.

“A Black Friday pode ser o ‘empurrão’ para transformar uma intenção em compra. A partir de objetivos de marketing bem definidos, é possível criar movimentos mais estratégicos de negócios e desbloquear novas receitas”, avalia Camargo.

Pix ultrapassará cartões de crédito no comércio eletrônico em 2025