Coluna do Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
“Pagamos impostos de Países europeus e temos serviços públicos de Países Africanos”
Dimas Gurgel
É um direito
Está em análise no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/2021, que torna a qualidade do ar um direito fundamental, garantido pela Constituição.
Objetivo
O objetivo é fortalecer políticas públicas e ações governamentais para mitigar os impactos da poluição na atmosfera, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que 7 milhões de pessoas são vítimas fatais de problemas respiratórios no mundo.
Ao lado delas
Mulheres mostram força em favor da reeleição do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), e da eleição de seu candidato a vice-prefeito, Alysson Bestene (PP), a grande caminhada reuniu milhares de apoiadores e apoiadoras na tarde desta na rua 6 de Agosto, no segundo distrito da capital acreana
Xapuri
Os números de pesquisa apontam o candidato a prefeito Maxsuel Maia (PP) na frente de seus adversários, o candidato conseguiu forte apoio e deve segurar o ritmo da campanha até o final
Casa renovada
No município de Epitaciolândia, uma coisa é quase certa, o Parlamento Mirim, deverá ter grande renovação em 2024
A casa do rolo, opa! digo a casa do povo (…)
Uma coisa temos que reconhecer na Câmara Municipal de Epitaciolândia, realmente teve muito trabalho, porém, para justiça(…)
Sobrou e faltou
Sobrou processos, confusões e faltou projetos em prol da população que tanto paga impostos
Tem voto
Não se engane, o candidato a vereador por Epitaciolândia Samuel Hassem sabe pedir votos, com o jeito simples, sabe falar a língua do povo
Dinheiro ajuda, mas, não faz milagres
Bater no peito e dizer que tem milhões para gastar, pode até ajudar, porém, é importante salientar que dinheiro não vota e nem faz milagres, simples assim
Existem os escolhidos por Deus e os escolhidos pelo povo
Quando o povo quer, vota, não existe outro jeito, a fórmula é simples, estranho se fosse diferente
Sandália da humildade
A sandália da humildade deve prevalecer para alguns, pesquisas podem até indicar, mas, o jogo só termina quando o juiz apita.
“Muita água a passar debaixo da ponte”
Agora que o “caldo” começa engrossar na política acreana, muita calma nessa hora, esse é o momento de estratégias que podem levar a vitória, o “bom” político sabe disso
A ordem é clara em Brasileia
Tanto a campanha de Carlinhos do Pelado (PP) quanto a de Leila Galvão (MDB) devem acelerar daqui para frente
Devem se multiplicar
A partir de agora bandeiraços, reuniões e outros eventos devem se espalhar na área urbana e rural
Sena Madureira
Mesmo tendo uma população maior que a maioria dos municípios acreanos, Sena Madureira teve uma redução no número de candidatos a vereador nas eleições deste ano, apenas 69 candidatos estão disputando as 13 vagas na Câmara Municipal.
Los Hermanos
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), liderada pelo presidente, deputado Luiz Gonzaga, e primeiro-secretário Nicolau Júnior, apresentou um projeto de lei (PL) que institui a Semana da Cultura Peruana no Estado do Acre, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de julho.
Trote estudantil
O Projeto de Lei 445/23 proíbe a realização de atividades de recepção de novos estudantes em instituições de educação superior que envolvam coação, agressão, humilhação ou qualquer outra forma de constrangimento.
Muita grana
Deolane contou que os filhos preferem pedir lanche para não precisar fazer comida em casa. “Tem tudo em casa! A gente faz 5 mil reais de compras de 15 em 15 dias, fora o que já tem em casa”, disse ela.
Entrevista com professor Soares vice-prefeito e candidato a prefeito por Epitaciolândia para coluna do Dimas Gurgel
Quem é Soares?
Filho de seringueiros, humildade, trabalhador, responsável, Professor a 27 anos, pai do Júnior, do Thiago e do Karl Marx, casado com a Maria, Graduando em Matemática; Pós – graduado em Educação Matemática; Licenciado em pedagogia, Coordenador de Ensino no Município de Epitaciolândia, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Epitaciolândia por dois mandatos; Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (Sem remuneração), Presidente do Conselho do FUNDEB (sem remuneração); Representante no Conselho de direitos (sem remuneração), entre outras atividades municipais. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Epitaciolândia, fazendo frente, combatendo e na luta pelos direitos da classe trabalhadora. E atualmente Vice-Prefeito do Município.
O que representa Epitaciolândia para você?
Representa uma cidade da pluralidade que acolhe, todos os dias, estudantes e moradores vindo de todas as regiões do Brasil e de outros países, por conta do curso de medicina no país vizinho e do grande número de imigrantes. Epitaciolândia certamente precisa melhorar, pois atravessa momento difícil de sua história. Esta jovem cidade é tratada por muitos, como grande oportunidade de investimentos e perspectiva de futuro melhor, para que isso ocorra precisamos de pessoas sérias, honestas e compromissadas em seu comando.
Como gestor municipal o que mudaria no município?
Colocaria em prática nosso Plano de desenvolvimento que tem como foco tornar Epitaciolândia uma cidade mais solidária, empreendedora e humanizada através de 4 eixos principais: (1) garantia de direitos sociais, (2) geração de oportunidades
econômicas, (3) qualidade de vida urbana e rural (4) gestão pública digital integrada.
O que teria para falar para os seus concorrentes?
Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. (Timóteo 4-7). Coloquem essas palavras em prática e façam um combate sadio sem ataques a moral ou a vida de seus adversários. A população saberá fazer a melhor escolha e isso fogem de nosso controle.
Quem é Sérgio Lopes para o professor Soares?
O atual prefeito
Principais projetos e propostas…
Nossas propostas refletem os objetivos de políticas que se estabeleceram nos processos participativos de debates sobre o município:
Reduzir desigualdades e ampliar oportunidades;
Ampliar o acesso a moradia digna e condições de habitabilidade;
Integrar a ocupação do solo/mobilidade ativa e transporte público/saneamento;
Valorizar patrimonio ambiental e cultural;
Qualificar espaços publicos/vida urbana nos bairros (parques, praças, calçadas…);
Tornar a cidade mais verde, sustentavel e resiliente;
Acessibilidade rural e implementos para facilitar a vida dos pequenos e grandes Produtores;
Fortalecer a gestão democrática do futuro da cidade.
Tratamos nossa missão com responsabilidade, sabendo que representa uma tarefa árdua, que precisa estar baseada em planejamento, gestão, monitoramento, cobrança no cumprimento de metas, ajustes, maximização dos acertos, mitigação dos erros e que será vencida passo a passo, no tempo certo. E, acima de tudo, trabalhando com emoção e paixão em tudo que for construído.
O que te fez apoiar a atual gestão no Passado?
Acreditava que podíamos fazer a diferença na vida das pessoas, cuidar de nossa população e reconstruir nosso município.
Têm mágoas?
Não, até porque não se vive de passado. Acredito que todos nós temos uma prestação de conta para fazer com o Pai Celestial. Colheremos o que plantamos, é que cada um colha conforme sua semeadura!
Recado para população
Análise bem os candidatos e façam suas comparações. Não queremos desmerecer ninguém, mas hoje somos o melhor para Epitaciolândia e temos o melhor plano de governo. Vamos construir um município sustentável, socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente correta.
Considerações finais…
Agradeço a Você Dimas Gurgel e ao jornal oaltoacre pela entrevista e afirmo meu propósito de ser um prefeito empreendedor, comprometido com a população, respondendo aos desafios com energia renovada e nova visão, madura e consciente. Você que compartilha dessa ideia e se dispõe a crescer em comunidade venha juntar-se a nós. Uma missão gigante nos aguarda: a reconstrução de Epitaciolândia, da maneira que ela merece! Meu número é 15 é meu partido é o MDB.