Lula não vem participar da inauguração da duplicação da Reta Tabajara
A governadora Fátima Bezerra convidou, mas o presidente Lula não virá ao Rio Grande do Norte para acompanhar o lançamento de obras federais no Estado, que ocorre, na manhã desta terça-feira (24), em Macaíba e Natal.
Em resposta ao Oficio nº 273/2024-GE, protocolado dia 18, o diretor de Gestão Interna do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Paulo Cangussú André, informa que “pela natureza do assunto, a demanda foi enviada para análise” ao Gabinete Adjunto.
Já no ofício datado do dia 17, a governadora do Estado destacava “a grata satisfação de que o o Rio Grande do Norte foi contemplado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e 244 projetos selecionados no Novo PAC Seleções, anunciados em 2023, além de outros investimentos estruturantes que visam o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte”.
Por essa razão, dizia que era “imprescindível” a vinda presidente Lula da Silva para participar da inauguração da duplicação da Reta Tabajara e a publicação, até dezembro, do edital de licitação para duplicação da BR-304, bem como do anúncio da federalização dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) e instalação das defensas da Ponte Newton Navarro, em Natal e, ainda, da assinatura de Termos de Compromissos nas áreas de mobilidade urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Fátima Bezerra argumentava que os investimentos do Governo Federal, por intermédio do Novo PAC e Novo PAC Seleções, “transformarão a vida da população potiguar e figuram como uma importante estratégia para estimular o crescimento econômico, melhorar a infraestrutura e oferecer serviços públicos de qualidade em todo o território estadual, visando a justiça social”.
A ausência de Lula frustra as expectativas do Partido dos Trabalhadores (PT) em tentar capitalizar politicamente a imagem do presidente da República, pelo fato de que a legenda disputa a eleição de prefeito em Natal com a candidatura da deputada federal Natália Bonavides.
Mesmo assim, a governadora Fátima Bezerra recebe nesta terça-feira em Natal os ministros de Estado, Renan Filho (Transportes) e Sílvio Costa (Portos e Aeroportos).
A agenda governamental prevê vistoria técnica às obras da Reta Tabajara, com chegada às 9 horas e às 10h30, haverá uma cerimônia e entrevistas no auditório da Governadoria.
Na ocasião, será lançado o Edital de licitação das obras para a travessia urbana de Macaíba, na BR-304; apresentação do Projeto de Duplicação da BR-304 (Trecho Macaíba – Mossoró); anúncio de investimento para as Defensas da Ponte Newton Navarro sobre o Rio Potengi, anúncio de investimentos no Porto de Natal; assinatura de memorando de entendimento celebrado entre o Governo do RN, através da Sedec, Companhia Docas do RN e Ministério de Portos e Aeroportos.
Reunião da ONU
O presidente Lula está em Nova Iorque, Estados Unidos, onde às 9 horas de hoje, discursa na abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU.
Outra agenda importante da visita a Nova Iorque será a abertura da Reunião Ministerial do G20, nesta quarta-feira (25). O presidente Lula fará um discurso às 9 horas.
A Assembleia Geral das Nações Unidas reúne os 193 estados que fazem parte da organização, com cada nação tendo o direito a um voto. Para o Brasil, a abertura do Debate Geral da AGNU permite apresentar as prioridades do país, tanto internamente quanto internacionalmente.