“EUA vão revidar“, afirma professor sobre escalada de tensão entre Irã e Israel

“EUA vão revidar“, afirma professor sobre escalada de tensão entre Irã e Israel
Publicado em 01/10/2024 às 23:32

O ataque do Irã contra Israel marca uma escalada significativa nas tensões no Oriente Médio, segundo avaliação do professor Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e especialista em Relações Internacionais.

Em entrevista ao CNN 360°, Brustolin destacou a gravidade da ofensiva iraniana e suas possíveis consequências.

De acordo com o especialista, o ataque recente difere substancialmente do ocorrido em abril.

“Dessa vez o Irã não avisou, começou o ataque com mísseis balísticos, que levam 12 minutos para sair do território iraniano e alvejar o território israelense”, explicou Brustolin, ressaltando a rapidez e a surpresa da ação.

Motivações do ataque

O professor apontou que a ofensiva iraniana não se tratava apenas de uma vingança, mas de uma resposta a eventos recentes.

“Foi uma resposta à morte do Ismail Haniyeh, líder do Hamas em território iraniano e também uma resposta ao ataque que Israel faz contra o Hezbollah, que é um braço do Irã”, afirmou.

Brustolin também destacou a relação próxima entre o Irã e o Hezbollah, mencionando que o Irã transfere anualmente cerca de US$ 700 milhões para a organização, além de fornecer armamentos.

Expectativa de retaliação

O especialista prevê uma resposta conjunta de Israel e Estados Unidos ao ataque iraniano. “Israel vai revidar e não só Israel, os Estados Unidos também vão revidar”, afirmou Brustolin.

Ele mencionou a presença de forças militares americanas na região, incluindo o porta-aviões Abraham Lincoln, equipado com caças F-35 capazes de atingir instalações nucleares iranianas.

“Nesse momento Israel e os Estados Unidos com certeza planejam uma resposta ao Irã e essa resposta muito provavelmente irá atingir o programa nuclear iraniano”, concluiu o professor, indicando a possibilidade de uma ação militar significativa contra alvos estratégicos no Irã.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.