Com movimentação intensa na zona Norte de Natal, coordenadora dá dicas para evitar filas

Com movimentação intensa na zona Norte de Natal, coordenadora dá dicas para evitar filas
Publicado em 06/10/2024 às 9:49

A primeira hora de votação na Escola Estadual Zila Mamede, na zona Norte de Natal, começou com filas intensas dos eleitores que vão escolher seus candidatos a prefeito e vereador. De acordo com Marília Guimarães, servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/RN) e coordenadora do ponto de apoio no local de votação, muitas pessoas estão chegando sem saber a seção em que votam. Por conta disso, o processo de votação segue mais lento.

Para evitar essas intercorrências, a coordenadora recomenda que a população confira antes de sair de casa o local em que irão votar no título de eleitor. “Às vezes a seção mudou por algum motivo e as pessoas vão no local e acabam perdendo tempo”, ressalta.

De acordo com o TRE-RN, a escola conta com um total de 11 seções eleitorais, e a expectativa é que os 4.671 eleitores aptos a votar no local compareçam ao longo do dia. A votação segue até as 17h, horário em que os portões serão fechados, mas os eleitores que ainda estiverem na fila poderão votar.

Escola Estadual Zila Mamede. Foto: Luiz de Freitas/TN Play
Muitos eleitores estão chegando sem o título de eleitor, relata coordenadora do TRE/RN. Foto: Luiz de Freitas/TN Play

Além de dúvidas em relação ao local de votação, Marília Guimarães destaca que há muitos eleitores que estão chegando sem o título de eleitor. Por conta disso, embora estejam no local correto, não sabem a seção. “Há muitas pessoas que não sabiam se votavam na seção 167 ou 168 e estavam sem título de eleitor”

Para votar, basta o eleitor apresentar documento oficial de identificação com foto (ex: identidade, passaporte). O aplicativo e-Título também serve como documento de identificação na seção eleitoral, desde que o aplicativo apresente a foto do eleitor (o que depende do cadastro biométrico na Justiça Eleitoral).