Notas e Comentários – Tribuna do Norte

Notas e Comentários – Tribuna do Norte
Publicado em 07/10/2024 às 1:58

[ [email protected] ]

Álvaro acertou
Ao anunciar apoio ao candidato Paulinho Freire (União Brasil), Álvaro Dias (Republicanos) disse que o ex-prefeito Carlos Eduardo estaria fora do segundo turno. “A votação de primeiro turno configura o reconhecimento da população de Natal às muitas obras que estamos realizando na cidade do Natal. E isto se traduziu na vitória de Paulinho Freire no primeiro turno. E o resultado configurou também uma previsão que fiz de tanto tempo atrás de ter como segundo colocado a deputada Natália Bonavides (PT), disputando o segundo turno com o futuro prefeito de Natal, Paulinho Freire (União)”, disse Álvaro Dias ao comentar sobre o resultado do primeiro turno nas eleições de Natal.

O novo

Paulinho Freire (União) conseguiu um índice de 44% em Natal fruto de uma grande aliança partidária no primeiro turno reunindo no mesmo palanque União Brasil, Republicanos, Federação PSDB/Cidadania, PP, Podemos, Solidariedade e PL. Paulinho não é o novo na política, e até por isso é reconhecido por todos pelo poder de articulação e aglutinação. Paulinho conseguiu se mostrar competitivo, apresentou sua história e figurou como o novo com experiência política e partidária no pleito de Natal. Ao que parece a apresentação de uma série de projetos para Natal e a força política para realizar gerou boa expectativa ao eleitorado natalense. Ao ponto de obter a vitória entre os candidatos para chegar ao segundo turno.

Derretimento

As pesquisas mostravam o derretimento de Carlos Eduardo Alves (PSD) – “Cabeção” – em Natal, mas não em uma situação de sair de um cenário de franco favoritismo para uma derrota ainda no primeiro turno. Assim, passou de protagonista a eleitor e observador da cena política no segundo turno, em 2024. Ou seja, não tem candidato eleito em férias. E eleição só termina quando acaba.

Deu PT

A força do PT e o trabalho de Natália apareceu na reta final da campanha de primeiro turno em Natal. O PT mostrou-se um partido de chegada apesar de não vencer uma eleição para prefeito em Natal e poucas vezes ter chegado ao segundo turno. Resta saber se o desgaste da governadora vai atrapalhar no turno final.

Direita

“Votando hoje (ontem) em Natal, RN, com a esperança de que as eleições municipais de 2024 sejam a alavanca para que os valores conservadores e a direita, que são porta-vozes de uma sociedade livre, fortaleçam a nossa luta em 2026. É 22 pelo Brasil.”, declarou o senador Rogério Marinho após votar.

Terror do PT

Matheus Faustino está eleito vereador em Natal. Ele ganhou atenção pública após se envolver em polêmicas locais, a principal delas com a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, que reagiu aos questionamentos de Faustino e foi defendida – com agressão – pelo deputado Fernando Mineiro (PT), no Aeroporto de Natal, em 15 de março, passado. Mineiro responde a processo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O debate do terror dos petistas com eleitos do PT promete no plenário da Câmara.

Para que lado

Entre os vereadores eleitos, estão com Paulinho: Robson Carvalho (União Brasil), Eriko Jácome (PP), Irapoã Nóbrega (Republicanos), Daniell Rendall (Republicanos), Camila Araújo (União Brasil), Nina Souza (União Brasil), Tércio Tinoco (União Brasil), Kleber Fernandes (Republicanos), Leo Souza (Republicanos), Preto Aquino (Podemos), Aldo Clemente (PSDB), Matheus Faustino (União Brasil), Tárcio de Eudiane (União Brasil), Hermes Câmara (Cidadania), Subtenente Eliabe (PL), Claúdio Custódio (PP), Daniel Santiago (PP), Pedro Henrique (PP), Anne Lagartixa (Solidariedade), Tony Henrique (PL) e Fúlvio (Solidariedade). E estão com Natália: Daniel Valença, Brisa Bracchi e Samanda Alves (PT), Herberth Sena (PV), Thabatta Pimenta (PSOL), Eribaldo Medeiros (REDE), Luciano Nascimento (PSD) e João Batista Torres (Democracia Cristã).

Nas ruas
Televisores, computadores e rádios foram ligados nas calçadas de muitas cidades do interior acompanhando a apuração dos votos antes do eleitor seguir nas carreatas da vitória ou ir dormir de cabeça inchada.

Por nove votos de diferença, Júlia Arruda (PCdoB) perdeu para Samanda Alves (PT). Júlia Arruda teve 5.180 votos.

Dr. Tiago foi reeleito prefeito de Parelhas. O candidato do PSDB teve 75,35% dos votos válidos.

Antonimar Amorim Carlos (União Brasil) foi eleito prefeito de Olho d’Água do Borges, por um voto de maioria. Ele teve 2.178 votos e a adversária, Ana Laize Dias Sales (PP), obteve 2.177.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.