Natália discute propostas para micro e pequenos

Natália discute propostas para micro e pequenos
Publicado em 16/10/2024 às 2:44

A candidata à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), participou na terça-feira (10) de uma reunião promovida pelo Sebrae-RN, na qual apresentou suas propostas voltadas ao fortalecimento das micro e pequenas empresas da cidade. O encontro, realizado na sede da instituição, contou com a presença de membros da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e de representantes de diversas entidades como os conselhos estaduais de contabilidade, economia e engenharia (CRC) e (Crea). Também participaram colaboradores e empreendedores convidados.

Durante a reunião, Natália enfatizou o papel dos pequenos negócios para a economia local, lembrando que esse segmento é responsável pela maior parte dos empregos na cidade. “Nós temos nos micros, pequenos e médios empresários a maior geração de empregos de Natal. Esse setor é quem realmente movimenta a economia da nossa cidade. Por isso, é fundamental que tenhamos políticas públicas que deem suporte a eles. Uma das nossas propostas é criar uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação que facilite o crescimento desse setor”, explicou Bonavides.

Entre as ações discutidas, Natália destacou a necessidade de desburocratizar processos para abertura e expansão de negócios, que, segundo ela, têm sido travados pela falta de uma estrutura específica dentro da gestão municipal. “Hoje, não existe uma secretaria dedicada ao desenvolvimento econômico, o que tem dificultado o ambiente de negócios em Natal. Isso precisa mudar, e nossa gestão vai priorizar a criação de um espaço na Prefeitura voltado para esse fim”, afirmou a candidata.

Outro ponto abordado foi a importância da qualificação da mão de obra para atender às demandas do mercado local. “Precisamos investir na capacitação profissional para que os trabalhadores possam acompanhar as necessidades dos empreendedores. Vamos buscar parcerias com instituições como o Banco do Desenvolvimento, o Banco do Nordeste e até o Banco dos Brics, em articulação com a presidenta Dilma Rousseff, para garantir linhas de crédito que potencializem a economia de Natal”, declarou.

Questionada sobre os planos para os primeiros 100 dias de sua possível gestão, Natália afirma que muitas ações serão voltadas para resolver problemas estruturais urgentes. Entre as prioridades, ela citou o lançamento de um plano emergencial para zerar a fila de vagas nas creches municipais e a realização da licitação para o transporte público da cidade. “Nos primeiros 100 dias, nossa equipe terá que trabalhar muito para que possamos iniciar a resolução de questões crônicas que têm afetado a população. O plano de requalificação das lagoas de captação e do sistema de drenagem de Natal também estará entre as nossas ações emergenciais”, garantiu.

Ela também mencionou a importância de integrar a cidade aos projetos do governo federal. “Estive recentemente com o presidente Lula, e ele reforçou o compromisso de apoiar nossa gestão. Ele nos assegurou que, com uma equipe qualificada e projetos bem elaborados, não faltarão recursos para Natal”, comentou.

O superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (Zeca Melo), destacou que a iniciativa de reunir os candidatos à Prefeitura é uma oportunidade de promover o diálogo sobre o futuro das micro e pequenas empresas e o papel do empreendedorismo na cidade. “O tema do empreendedorismo é fundamental para Natal. Estamos com os dois candidatos finalistas, Natália Bonavides e Paulinho Freire, justamente para discutir como criar um ambiente mais favorável para as pequenas empresas, que são a espinha dorsal da nossa economia”, disse Melo.

A próxima reunião promovida pelo Sebrae-RN acontece nesta quarta-feira (16) com o candidato Paulinho Freire (União Brasil), que também terá a oportunidade de apresentar suas propostas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas na cidade de Natal.