Calor e falta de manutenção elétrica propiciam incêndios, alerta bombeiro
O major Fernando Troster, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), fez um alerta sobre o que pode causar os acidentes com fogo. Nas últimas semanas, em Boa Vista, a corporação registrou incêndios majoritariamente causados por problemas elétricos.
Diretor-adjunto de prevenção e serviços técnicos da corporação, Troster explica que o calor é uma das principais fontes de energia que alimenta o fogo, por isso, o tempo muito quente e seco, como tem sido o da capital de Roraima nos últimos dias, contribui para o risco de incêndios em locais propícios. Segundo o major, a instalação elétrica deve receber cuidado redobrado em qualquer obra.
“A gente teve grandes incêndios, principalmente na parte central da cidade. Nem todos foram devido a parte elétrica, alguns foram por conta do mau uso de fogo. Mas a maioria teve a ver com a instalação elétrica. Geralmente os materiais são mais caros e as pessoas tendem a querer economizar nessa parte, realizando um serviço inadequado na instalação”, explicou Troster.
A manutenção de equipamentos elétricos é uma recomendação de Troster para evitar que os acidentes aconteçam. Dentro das residências, a população deve ficar atenta também aos materiais inflamáveis na hora do manuseio do fogo.
O major destacou que é comum, nas casas, as pessoas deixarem o pano de prato próximo ao fogão ou até mesmo nas tampas de alguns modelos. Esse pode ser um grande risco na hora de cozinhar ou acender o equipamento.
“Todos os cuidados que as pessoas já sabem, nós estamos sempre reforçando. Na hora de manusear materiais inflamáveis na cozinha, que é o principal local propício a incêndios dentro de uma casa. Dobrar a atenção na hora de cozinhar, evitar esquecer panelas no fogo e manter materiais inflamáveis distante são as recomendações mais básicas”, reforça o diretor-adjunto de prevenção e serviços técnicos do Corpo de Bombeiros.
Casos de incêndio recentes em Boa Vista
Alguns incêndios marcaram a última semana em Boa Vista, sendo o de maior proporção ocorrido no último dia 9, em uma loja de tecidos tradicional que fica no Centro da capital. O incêndio aconteceu no terceiro andar do estabelecimento, que funciona como depósito. Ainda não se sabe a causa do incidente, mas o CBMRR desconfia de que pode ter sido originado na parte elétrica do local.
No sábado (12), houve um princípio de incêndio iniciado no quadro de energia elétrica de uma loja do bairro Cinturão Verde, na zona Oeste. As chamas foram controladas pela equipe de brigadistas do próprio estabelecimento comercial.
Um dia após o ocorrido, um curto-circuito resultou em um princípio de incêndio no freezer de um supermercado do bairro Mecejana, na zona Oeste. O fogo foi controlado por funcionários do próprio estabelecimento. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para atender a ocorrência.