Consult terá nova pequisa na próxima quinta-feira (24)
Atuação dos militantes e do marketing político no afunilamento da campanha do segundo turno são peças chaves para a definição de votos dos 575 mil eleitores no segundo turno para prefeito de Natal, é o que diz o diretor do Instituto Consult Pesquisa, estatístico Paulo de Tarso Ferreira, que anuncia para a próxima quinta-feira (24), o resultado da segunda e última pesquisa de intenções de votos para os candidatos dos partidos União Brasil e PT, deputados federais Paulinho Freire e Natália Bonavides.
“A guerra dos dois está muito boa, o tom da campanha subiu muito, em termos profissionais, os dois marketing estão muito bem feitos, para o que eles querem atingir”, avaliou Paulo de Tarso Ferreira em entrevista ao “Jornal da Manhã” da quinta-feira (17), na rádio Jovem Pan News Natal.
Paulo de Tarso comentou o resultado da pesquisa eleitoral Consult/TRIBUNA DO NORTE, para as eleições na capital potiguar e destacou o papel de apoiadores nas ruas na reta final da campanha.
“Nós sabemos que a militância do PT é muito aguerrida e sabemos que a militância de Paulinho está maior em volume, em relação ao número de vereadores e deputados que o apoiam. Precisamos reconhecer que a militância de Natália nas maiores áreas, que são a Oeste e Norte, também é forte”, esclarece.
Positivamente
Embora não seja possível divulgar dados detalhados sobre a migração de votos, Paulo de Tarso observa que ambos candidatos absorveram votos de Carlos Eduardo e Rafael Motta. No primeiro turno, esclarece, não foi possível prever a queda do ex-prefeito de Natal, uma vez que ele se manteve positivamente nas pesquisas por cerca de três semanas.
“Então, por isso que eu digo, a guerra vai ser muito grande de hoje para a eleição. A dinâmica de trabalho deles dois em um tirar eleitor do outro vai ser muito mais forte do que no primeiro turno”, disse Ferreira em relação à campanha de segundo turno em Natal.
Ferreira lembrou que na pesquisa espontânea feita entre os dias 14 e 16, o resultado foi de 46,5% favoráveis a Paulinho Freire e 29,0% para Natália Bonavides. “Esses percentuais foram bem próximos dos percentuais dos dois candidatos no primeiro turno e temos 24,5% que poderiam estar flutuando entre os outros candidatos”, disse.
Em relação à estimulada, Ferreira explicou que os 52,0% dados a Freire e os 35% para Bonavides, onde aparece, ainda, votos brancos, nulos e indecisos, “já tem diferença do primeiro turno”.
Nos votos válidos, afirmou Ferreira, “a gente tem que ver o que aconteceu com esses 13 pontos. Natália, que tinha 35%, passou para 40,23%. Paulinho, que tinha 52%, passou para 59%, que rebanhou, tirou mais dessa turma que está aí”.
Para o diretor da Consult Pesquisa, na reta final da campanha, “alguém tem que tirar voto de alguém. Se tem que engrossar a disputa, você tem que tirar o eleitor do outro. Tem que virar o voto. Aqueles outros votos de Carlos, Eduardo, Rafael já estão disseminados”.
Agenda
Confira as atividades dos candidatos à Prefeitura de Natal nesta sexta-feira (18)
NATÁLIA BONAVIDES (PT)
8h- Reunião com Evangélicos, na Av. João Medeiros Filho, 2050
10h40– Caminhada em Dix – Sept Rosado
14h- Sabatina do SINTE
16h– Caminhada em Felipe Camarão/Cidade Nova
21h- MADA
PAULINHO FREIRE (União)
9h às 15h- Gravação do Programa Eleitoral
16h- ARRASTÃO 44 – Av. Chegança com a Ciranda/Lagoa Azul
17h44- ARRASTÃO 44 – Rua Novo Guarapes
19h- Reunião com amigos do Bom Pastor/Dix Sept Rosado e Nazaré