Dentista aponta cuidados para saúde bucal das crianças; assista
Desde os primeiros anos, o cuidado com a saúde bucal das crianças deve ser frequente. A vulnerabilidade da boca ao surgimento de bactérias e a falta de higienização correta podem gerar graves problemas dentais, como cárie, bruxismo infantil e má oclusão dentária, conforme aponta a odontologista dentária Eliane Fagundes, em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal.
No caso da cárie, Eliane explica que junto ao tratamento das lesões geradas pela doença, é necessário também mudar os hábitos alimentares das crianças para entender o contexto e orientar a criança a sair deste contexto. “Na cárie não adianta só a gente tratar uma lesão, a doença cárie é multifatorial, precisa mudar os hábitos daquela criança para conseguir mudar aquela realidade. Muita gente acha que apenas escovar os dentes com pasta com flúor está tudo certo, mas infelizmente não é só assim. O grande vilão quando o assunto é cárie, é o açúcar”, explica.
A dentista também orienta que pais devem estar cientes dos cuidados da saúde bucal dos bebês antes do nascimento, como os riscos do uso de chupetas. Ela esclarece que o tempo ideal de uso é até os três anos de idade, em razão da possibilidade de desenvolvimento de uma má oclusão dentária, conhecida como “boca aberta”.
“Até uns anos atrás a orientação era ‘precisamos limpar a boquinha do bebê’, hoje em dia isso não é mais verdade. Não é mais necessário, então é um trabalho a menos. Enquanto não tem dente não precisa limpar. A partir do momento que o primeiro dente nascer, precisa fazer a escovação mesmo que seja um único dente e usar creme dental com flúor desde o nascimento desse primeiro dente”, aponta Eliane.
Assista a entrevista na íntegra no programa Tribuna Livre desta segunda-feira (15)