Mulher de 71 anos desafia as dificuldades da idade e se torna estrela do pole dance

Mulher de 71 anos desafia as dificuldades da idade e se torna estrela do pole dance
Publicado em 21/10/2024 às 8:28

Mary Serritella ignora a artrite e uma prótese no quadril para arrancar aplausos e conquistar medalhas

Mary Caryl, nome artístico de Mary Serritella, apresentando-se no pole dance — Foto: Reprodução/Instagram

Por Fernando Moreira

Durante uma apresentação em setembro na casa Bourbon Room, em Hollywood (Califórnia), Mary Caryl, nome artístico de Mary Serritella, deixou muita gente impressionada com os difíceis movimentos que ela exibia no show de pole dance.

Mas o melhor ficou para o fim da exibição, quando Mary revelou a sua idade: 71 anos. O salão explodiu, em gritos e aplausos. Muitos reverenciaram a arte e o empenho da dançarina em realizar movimentos impossíveis para eles com leveza e flexibilidade impressionantes.

“Você nunca perde se nunca deixar partir”, disse Mary ao público extasiado. “E cinco anos atrás eu botei uma prótese de quadril. Eu sou uma mulher biônica!”, acrescentou, deixando os espectadores ainda mais animados.

Christina Calph, que contratou Mary para se apresentar naquela noite no Comedy Pole Show que ela apresenta, disse a Deborah Netburn, repórter do “LA Times”, que a dançarina que desafia a gravidade e as barreiras físicas além dos 70 anos é uma grande inspiração.

“Eu a vejo e penso: Meu Deus, eu posso ser bonita pelo resto da minha vida”, emendou ela.

Mary ainda usa salto alto de 18cm, se apresenta de biquíni e posta vídeos de si mesma no Instagram. Ela se exercita pelo menos cinco vezes por semana para manter a força da parte superior do corpo e a flexibilidade necessárias para subir em um poste e se curvar, se retorcer e se enrolar em posições que parecem impossíveis para a maioria das mulheres várias décadas mais jovens.

Obviamente, as limitações da idade se mostram frequentes. Mas Mary vai driblando uma a uma. A artrite dificulta que ela segure o poste com força e movimentar o quadril é um desafio constante.

“Quando acordo de manhã, estou um pouco mais rígida do que costumava ser. Mas é como aquela velha oração da serenidade: aceite as coisas que você não pode mudar e mude as que você pode”, filosofou ela.

A americana, que mora em Northridge, em Los Angeles, começou a praticar pole dance em 2010, quando tinha 57 anos, na academia de uma amiga.

“Eu não era boa. Não conseguia subir no poste. Não conseguia fazer nada. Mas eu queria”, comentou.

Mary Caryl, nome artístico de Mary Serritella, apresentando-se no pole dance — Foto: Reprodução/Instagram

Querer é poder, outro mantra. Em 2011, Mary entrou na sua primeira competição de pole dance na categoria masters para maiores de 40 anos, apenas três meses depois de começar a ter aulas. Os organizadores da competição, a Pole Sport Organization, ligaram para ela em uma terça-feira para perguntar se ela competiria no sábado seguinte. Era um prazo mínimo, mas ela tinha uma fantasia em mente e estava trabalhando numa rotina. Ela topou. Desde então, foram várias competições e muitas medalhas conquistadas na prática que pretende ser esporte olímpico.

Sua família tem dado grande apoio. Incluindo Tony, o seu marido há 33 anos.

“Nada que ela faça me surpreende”, disse ele.

Mary Caryl, nome artístico de Mary Serritella: show de flexibilidade — Foto: Reprodução/Instagram

Quanto aos filhos, Mary destacou que a sua filha adorou quando começou a dançar pole dance, mas demorou mais para os filhos se acostumarem.

“Acho que eles ficaram chocados por eu ter esse lado divertido”, disse ela. Ainda assim, seu filho do meio e sua esposa estavam na plateia quando ela se apresentou no Bourbon Room.