A beleza pode estar no feio

A beleza pode estar no feio
Publicado em 25/10/2024 às 6:27

Estou apostando que você já fez isso. Alguém já lhe mostrou algo, dizendo: olha que lindo! E você olhou, franziu a testa e, só para agradar, falou: pois é, não é? É, sim. Nem sempre vemos a beleza onde ela está. Tudo vai depender do nosso estado de espírito. E se você é uma das pessoas que não acreditam nisso, pare, olhe, medite, e reflita sobre as desigualdades. Elas fazem parte das diferenças que estão em cada um de nós e nos faz iguais. Afinal, somos todos iguais nas diferenças. Então vamos ser mais racionais e respeitar as outras pessoas no que elas são, e não no que queremos que elas sejam. Já falei inúmeras vezes sobre aquela frase que eu lia, todos os dias, na capa do meu caderno, na escola. E como eu ainda era criança, nunca me interessei em saber quem era o autor da frase: “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Não sei se algum colega, na escola, prestou atenção à frase que estava na capa do caderno. O que indica que nem todos vemos a mesma beleza onde ela está.

Eu já era adulto quando fiz um curso de datilografia, no Rio de Janeiro. Todos os dias recebíamos um trecho que deveria ser datilografado, como exercício. Naquele dia recebi essa pérola que me encantou: “Brasil, esse colosso imenso. Gigante de coração de ouro e músculos de aço. Que apoia os pés nas regiões Antárticas. E que aquece a cabeleira flamejante, na fogueira dos Trópicos. Colosso que se estendesse um pouco mais os braços, iria buscar as neves dos Andes, para com elas brincar nas praias do Atlântico”.

Também não sei se os presentes na classe se encantaram com a pérola. Mas, eu me encantei e a tenho na minha memória, de onde ela nunca sairá. São riquezas que nos enriquecem, e não percebemos o valor que elas têm, e por isso não as vemos como uma beleza que só o espírito percebe. Esteja sempre atento, ou atenta, às coisas que estão acontecendo à sua volta. Talvez você esteja perdendo a oportunidade de ser feliz no futuro, com simples lembranças do passado.

Todos os dias são dias. Não há como mudar, deixando de lado as oportunidades que cada dia nos dá para sermos felizes no futuro. São tais simplicidades que nos mantêm na gangorra da vida, que só prejudica os que não sabem viver. Não desperdice seu dia, hoje, aborrecendo-se com coisas inúteis que não merecem ser lembradas no futuro. Faça isso e você estará arquitetando os bons momentos de amanhã. E você pode ser feliz. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460