Matthew Perry: conheça a fundação que mantém seu legado após a sua morte
Após a morte do ator Matthew Perry, que completa um ano nesta segunda-feira (28), uma fundação foi criada para homenagear o legado da estrela de “Friends”. Intitulada Matthew Perry Foundation, a organização também mantém o compromisso do artista em ajudar outras pessoas que lutam contra a doença da dependência química.
A fundação foi criada em novembro de 2023, dias após a morte de Perry por Lisa Kasteler e Doug Chapin – seu antiga publicitária e empresário de longa data, respectivamente — que estabeleceram a Matthew Perry Foundation na Califórnia, nos Estados Unidos.
Na ocasião, a família do artista divulgou um comunicado, compartilhando seu orgulho pelo empreendimento, e declarando que incentivam doações na Giving Tuesday (terça-feira de doações, em tradução livre) — um dia mundial da caridade.
A organização é patrocinada e mantida pelo National Philanthropic Trust, que ajuda a fundação a fornecer recursos e financiamento para organizações da costa oeste que trabalham para combater o vício em suas comunidades.
À CNN, Chapin e Kasteler disseram que o estigma desempenhou um papel nos desafios que Perry enfrentou ao longo de sua jornada de recuperação, e que combater esse estigma é um dos seus principais objetivos.
“Eu sei que se Matthew não tivesse vergonha, ele estaria aqui”, disse Kasteler. “Se não fizermos nada mais do que nos livrar do estigma em torno disso, porque isso só leva a tantas outras coisas, então eu ficarei feliz.”
No site da fundação, é descrito que eles possuem uma missão tripla, que se divide nos seguintes tópicos:
- Identificando o vício como uma doença
- Promovendo a colaboração e o crescimento de comunidades
- Defendendo ferozmente um tratamento melhor e mais equitativo
No portal, ainda é descrito que a Matthew Perry Foundation, em parceria com o Dr. Andrew Herring, Highland Hospital e o Public Health Institute, está lançando um programa de telessaúde transformador para dar suporte a indivíduos encarcerados que sofrem de transtorno de uso de opioides (OUD).
Por lá, outros beneficiários também são expostos, para mostrar um pouco do trabalho da organização.
Nesta segunda-feira (28), data em que a morte do intérprete de Chandler em “Friends” completou um ano, a série de comédia prestou tributo ao artista, citando a sua fundação. Jennifer Aniston, também realizou uma homenagem ao ator e em seu post, mencionou a organização.
Investigação sobre morte de Matthew Perry se aproxima do fim
*Com informações de Alli Rosenbloom, da CNN