Cruzeiro desafia Lanús por vaga na final da Sula e fim de jejum com Diniz

Cruzeiro desafia Lanús por vaga na final da Sula e fim de jejum com Diniz
Publicado em 30/10/2024 às 6:57

O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira (30), às 19h (de Brasilia), contra o Lanús, em busca de vaga na final da Copa Sul-Americana. A partida acontece no estádio A Fortaleza, no município de Lanús, na Grande Buenos Aires, casa do adversário.

Como empatou a primeira partida por 1 a 1, no Mineirão, o Cruzeiro precisa de uma vitória simples para passar à final da competição continental. Caso haja um novo empate a decisão de um dos finalistas acontecerá nos pênaltis. Derrota mineira leva os argentinos diretamente à briga pelo título internacional.

O confronto entre Lanús e Cruzeiro coloca frente a frente duas equipes que vivem momentos parecidos em suas competições nacionais. Ambas as equipes vivem uma seca de vitórias

Mandante do confronto desta quarta-feira, o Lanús chegou ao 11º jogo consecutivo sem vitória. A última vez que venceu foi no dia 21 de agosto, há 70 dias, quando bateu a LDU, do Equador, por 3 a 1, na Argentina, na partida de volta das oitavas de final da Sul-Americana. De lá para cá foram sete empates e quatro derrotas.

Já o Cruzeiro não sabe o que é vencer desde o dia 19 de setembro, data em que fez 2 a 0 contra o Libertad, do Paraguai, em Assunção, na partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana.

O Cruzeiro

O time celeste faz um certo mistério quanto ao time que entrará em campo contra o Lanús. O técnico Fernando Diniz comandou duas atividades fechadas em solo argentino e não de pistas de qual equipe escalaria para a decisão com a equipe Grená.

Apesar desse mistério, o treinador terá novidades na equipe em relação ao primeiro jogo. O volante Lucas Romero, ausente na partida de ida por ter cumprido suspensão automática, volta ao time.

Na defesa, o goleiro Cássio retoma a condição de titular, após ter sido poupado na derrota para o Athletico-PR, no fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Assim como o camisa 1, outros titulares voltaram à equipe, uma vez que o treinador escalou time reserva no último compromisso.

Casos de Matheus Pereira, Matheus Henrique, Kaio Jorge, dentre outros. Todos esses também foram poupados contra o Furacão.

No setor ofensivo, Diniz também tem algumas possibilidades, como escalar o Cruzeiro na formação 4-3-3, com dois volantes e um meia, e três atacantes.

O Lanús

O técnico Ricardo Zielinski tem problemas para escalar o Lanús, mas vai colocar em campo o que tiver de melhor à disposição. De acordo com informações da imprensa argentina, o zagueiro Ezequiel Muñoz pode ser opção. Ele se recuperou de lesão e se concentrou com os demais atletas.

O lateral Leonardo Jara se recuperou de um problema muscular na coxa direita e fez um treino à parte do grupo do Lanús. Os zagueiros Nery Domínguez y Abel Luciatti evoluíram no tratamento das lesões musculares, mas não estão liberados para jogar.

O atacante Eduardo Salvio também segue fora por causa de uma lesão na panturrilha. Além desses, Raúl Loaiza e Nicolás Mortantini estão evoluindo de acordo com seus quadros médicos.

Casa cheia

Se depender do torcedor do Lanús, o Cruzeiro viverá um clima hostil no estádio da Fortaleza. O palco do duelo que definirá um dos finalistas da competição estará bem cheio, segundo previsões da imprensa Argentina.

De acordo com o jornalista Adrian Santagarda, do Magazine Grenate, mídia de notícias sobre o Lanús, o clube Grená deve esgotar todos os ingressos para a partida até o dia do confronto.

Santagarda contou à Itatiaia que mais de 35 mil ingressos já foram vendidos até esta terça-feira. E que 47.500 devem ser comercializadas, transformando o “A Fortaleza” em um “caldeirão”.

LANÚS X CRUZEIRO

Lanús-ARG: Nahuel Losada; Juan José Cáceres, Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez (Muñoz) e Julio Soler; Felipe Peña Biafore, Luciano Boggio (Perez) , Bruno Cabrera (Aquino), Marcelino Moreno e Ramiro Carrera (Acosta); Walter Bou. Técnico: Ricardo Zielinsk

Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique, Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Barreal), Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz

  • Motivo: volta das semifinais da Copa Sul-Americana
  • Data e horário: 30 de outubro de 2024, às 19h (de Brasília)
  • Local: Estádio La Fortaleza, em Lanús, na Argentina
  • Árbitro: Juan Benítez (PAR)
  • Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldívar (PAR)
  • VAR: Derlis Lopez (PAR)
  • Transmissão: A partida terá transmissão da plataforma de streaming Paramount+

Crise nos nacionais

Ambas as equipes passam por momentos ruins em seus campeonatos nacionais. Em crise profunda no torneio local, o Lanús ocupa a antepenúltima colocação no Campeonato Argentino, na 26ª posição, com 20 pontos.

O último triunfo da equipe no Argentino foi no dia 4 de agosto, diante do Tigre. Neste período, acumulou cinco empates (Central de Córdoba, Godoy Cruz, Sarmiento de Junín, Unión e Gimnasia) e cinco derrotas (Deportivo Riestra, Huracán, Newell’s, Independiente e Atlético Tucumán). Foram 14 gols sofridos e apenas cinco marcados.

Em relação ao Cruzeiro, o time celeste também não passa por uma boa situação no Campeonato Brasileiro. A última vitória da equipe na competição local foi no dia 1º de setembro, quando bateu o Atlético-GO por 3 a 1, no Mineirão. De lá para cá foram três derrotas e três empates.

Para agravar ainda mais a condição cruzeirense, o técnico Fernando Diniz, há mais de um mês no comando da equipe, ainda não sabe o que é vencer. Desde que ele assumiu o clube foram quatro empates (Libertad, Vasco, Bahia e Lanús) e duas derrotas (Fluminense e Athletico-PR).

Como chegam

Na última partida, o Lanús perdeu para o Atlético Tucumán por 1 a 0, no estádio Monumental José Fierro, em San Miguel de Tucumán, na 19ª rodada do Campeonato Argentino.

O Cruzeiro sofreu uma goleada por 3 a 0 para o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba, na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.