Governo fala em 4 mi confirmados no Enem e atribui alta ao Pé de Meia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana, visitaram a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste domingo (3/11), antes do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Camilo disse que mais de 4 milhões de pessoas estão confirmadas no Enem, o que seria um aumento de 27% em comparação com os anos de governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Mais de 4 milhões confirmados que vão fazer a prova hoje. Segundo ano do governo Lula e com aumento de candidatos, esse ano é 27% a mais de confirmados para o Enem 2024”, afirmou.
“Com alegria”, o ministro divulgou também que há mais inscritos no terceiro ano do Ensino Médio em comparação com anos anteriores e atribuiu o sucesso ao programa Pé-de-Meia.
O projeto garante R$ 9,2 mil para estudantes do Ensino Médio, a fim de combater a evasão escolar. O incentivo mensal é de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento.
Além da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, Lula e Camilo estiveram acompanhados dos ministros Nísia Trindade, da Saúde, e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
No sábado (2/11), o titular do Planalto publicou um vídeo nas redes sociais com orientações para os candidatos e reforçou a necessidade de chegar no horário.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, para a prova começa às 13h30. No próximo domingo (10/11), haverá a segunda etapa do exame.
Lula diz que tema é educação
Questionado por repórteres, Lula disse que não falaria de assunto além da educação.
“Nada, mas nem Estados Unidos, nem Venezuela, nem Nicarágua, nem a Rússia, nem a China, ou seja, hoje é Enem, hoje o assunto é Enem e o ministro já deu as informações para vocês”, afirmou.
Por Metrópoles