Conferências anteriores permitem à COP30 deixar “legado“, diz governador do Amapá à CNN

Conferências anteriores permitem à COP30 deixar “legado“, diz governador do Amapá à CNN
Publicado em 04/11/2024 às 20:03

O governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), defendeu em entrevista à CNN nesta segunda-feira (4) que a COP30, a ser realizada em Belém, levará a um “legado”, que é resultado do conhecimento acumulado por conferências anteriores.

“As participações nas COPs que já se passaram e na COP29, no Azerbaijão, permitiram acumular conhecimento e fazer com que a COP30 deixe um legado, tanto no debate sobre as mudanças climáticas, quanto sobre a Amazônia”, disse.

Clécio Luís participou do CNN Talks: Expectativas para a Cúpula do Clima, voltado à COP29, que acontece em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro.

Ainda segundo o governador, a COP30 permitirá que pela primeira vez o mundo debata a Amazônia sob a perspectiva de quem vive na floresta.

“Queremos ao mesmo tempo proteger a Amazônia e dar melhores condições para as pessoas que vivem nela”, defendeu o governador, que estará na COP29.

Este foi um dos principais pedidos do governador: de que os indicadores ambientais positivos se reflitam também em indicadores sociais de excelência na região.

“Se não, passamos uma imagem ruim: de que quem devastou ficou rico; e quem não, pobre”, disse. “Esses indicadores devem se casar”, completou.

Siga o CNN Money

O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

O lançamento será hoje às 20h30. Não perca!