Mostra sobre o Movimento Armorial, liderado por Ariano Suassuna, chega a Natal com programação especial
Após encantar mais de 400 mil visitantes em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campina Grande, Recife e Salvador, a exposição “ARMORIAL 50” chega à Pinacoteca Potiguar, no Palácio da Cultura, em Natal, RN. A exposição, que celebra cinco décadas do Movimento Armorial — um dos mais relevantes da arte brasileira — estará aberta ao público de 1º de novembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. Fundado em 1970, no Recife, pelo renomado dramaturgo, professor, pintor e escritor Ariano Suassuna (1927-2014), o movimento promove a fusão das raízes populares e eruditas da cultura brasileira.
O projeto ganha novos contornos pelo Brasil em nova temporada no Nordeste, graças ao Patrocínio Oficial da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Mostra Movimento ARMORIAL 50 tem a idealização e coordenação da produtora Regina Rosa de Godoy, e a Exposição Armorial 50 tem a curadoria de Denise Mattar a consultoria do artista plástico Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano Suassuna) e do poeta e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Newton Júnior.
Ocupando o piso térreo da Pinacoteca Potiguar, a exposição Armorial 50 proporciona uma imersão completa no universo Armorial, com uma programação rica e diversificada. O público poderá participar de espetáculos musicais, debates sobre o legado do movimento, atividades interativas, além de ter acesso a conteúdos digitais, como um tour virtual da exposição e uma playlist exclusiva em plataformas de streaming de áudio.
Entre muitas preciosidades, estão cerca de 140 obras de artistas fundamentais para o Movimento Armorial, como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J. Borges, Romero Andrade Lima e Lourdes Magalhães, entre outros. A maioria das peças é proveniente de coleções particulares e instituições como a Universidade Federal de Pernambuco e o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Oficina Francisco Brennand, entre outros
“A exposição é fiel à proposta de Ariano Suassuna, apresentando às novas gerações o trabalho pioneiro e engajado do autor, mostrando como ele propunha uma volta às raízes brasileiras, com profundo respeito à diversidade e às tradições, mas apresentando tudo de forma mágica, lúdica e plena de humor — um humor que faz pensar”, afirma Denise Mattar.
A produtora Regina Rosa de Godoy explica que, desde sua idealização em 2019, o projeto foi concebido como uma grande Mostra, capaz de integrar diversos elementos para transmitir o significado do Movimento Armorial e a efervescência cultural do período, capturando a essência dos encontros entre os artistas.
“Chegar ao Rio Grande do Norte com essa nova itinerância é uma grande emoção. Contar com o patrocínio oficial da Petrobras nos dá o fôlego necessário para conectar os brasileiros a esse movimento tão importante para a cultura nacional”, revela Regina, que também celebra os 20 anos de sua empresa, R. Godoy, durante a temporada do Armorial em Natal, após o sucesso em Salvador (BA).
A produtora também destaca: “O Circo da Onça Malhada, criado por Ariano Suassuna que reunia a trupe de artistas nas icônicas aulas-espetáculo, permanece vivo em uma nova edição, mostrando a força e intensidade de Ariano e do Movimento Armorial. Estamos percorrendo o Brasil, levando o legado de Suassuna e o espírito do Armorial a diferentes públicos, assim como ele fazia ao viajar pelo interior, muitas vezes acompanhado de músicos, bailarinos e cantores. Nesta nova versão, renovamos e ampliamos o público, mantendo viva a essência do Armorial e conectando as novas gerações a essa herança cultural única.”
“ARMORIAL 50” não é apenas uma exposição de arte, mas uma celebração cultural que promete envolver e emocionar todos os visitantes. É uma daquelas exposições que ficam na memória do visitante para o resto da vida. E tudo isso com acesso totalmente gratuito e disponível para o público através do Sympla (https://www.sympla.com.br/exposicao-armorial-50—natal__2667853) ou presencialmente nas bilheterias da Pinacoteca Potiguar.
OS EVENTOS COMPLEMENTARES À EXPOSIÇÃO
Durante a exibição da exposição, o público potiguar terá a oportunidade de se aprofundar ainda mais no Movimento Armorial. Uma série de eventos intitulados “Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial” e “Encontros Petrobras de Música Armorial” será realizada em paralelo, recriando a atmosfera vibrante e o espírito de troca cultural que marcaram a época, sob a liderança de Ariano Suassuna e dos artistas envolvidos.
Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial – Uma série de encontros teóricos e temáticos que exploram a criação Armorial em diferentes formas de arte: Literatura, Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.
• Local: Palácio da Cultura – Pinacoteca Potiguar
Serão realizadas duas palestras, mediadas por Carlos Newton Júnior, professor, escritor e especialista na obra de Ariano Suassuna, com convidados especiais.
• 08/11 (sexta-feira): Teatro no Movimento Armorial
Com Inez Viana, premiada atriz de TV, cinema e diretora de teatro, e Danilo Guanais, multi-instrumentista e compositor de música armorial, reconhecido por trilhas sonoras para espetáculos teatrais.
• 09/11 (sábado): O Cordel como Referência do Movimento Armorial
Com Kyldemir Dantas, escritor e poeta, especialista em cultura nordestina e cordéis, e Clotilde Tavares, artista multitalentosa, cordelista, dramaturga, pesquisadora, atriz e médica. Após o evento, haverá uma tarde de autógrafos com o lançamento do livro Ariano Suassuna na Literatura de Cordel, de Kyldemir Dantas, com prefácio de Carlos Newton Júnior.
Encontros Petrobras de Música Armorial – A série reune músicos de excelência de diferentes estados brasileiros, interpretando composições do Movimento Armorial.
Local: Teatro Alberto Maranhão
Serão realizados três encontros nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2025.
SERVIÇO:
ARMORIAL 50
Palácio da Cultura – Pinacoteca Potiguar
Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal – RN,
Terça a Sexta – 08:00 as 17:00
Sábado e Domingo – 09:00 as 16:00
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis para o público a partir de 25 de outubro através do link do Sympla (https://www.sympla.com.br/exposicao-armorial-50—natal__2667853) ou na bilheteria da Pinacoteca