Caminhos opostos – Tribuna do Norte

Caminhos opostos – Tribuna do Norte
Publicado em 19/11/2024 às 2:51

Itamar Ciriáco
[email protected]

ABC e América estão trilhando caminhos diferentes para a temporada 2025. Enquanto o Alvirrubro parece estar apostando em uma equipe mais comedida, com investimentos mais baixos, o Alvinegro pensa em algo diferente. As escolhas dos treinadores apontam para essa conclusão. A SAF americana disse que não queria mais a “grife” Marquinhos Santos, um treinador com passagens pelo Coritiba, Fortaleza, América/MG, Juventude, Chapecoense não seria, na teoria de parte da torcida americana e dos seus dirigentes, “talhado” para comandar o time numa Série D de Campeonato Brasileiro. O novo técnico e a maioria dos jogadores teriam que ser mais “cascudos”.

Pois bem. Com a escolha, por parte do ABC, do técnico Ney Franco, a “grife” chega ao Frasqueirão. O treinador já comandou Cruzeiro/MG, Flamengo/RJ, Athletico/PR, Botafogo/RJ, Coritiba/PR, São Paulo/SP, Vitória/BA, Sport/PE, Goiás/GO, Chapecoense/SC, entre outros.

Na carreira, o técnico foi campeão da Copa Sulamericana 2012 com o São Paulo/SP, campeão da Copa do Brasil 2006 e do Carioca 2007 com o Flamengo/RJ, campeão da Série B 2010 e Paranaense 2010 com o Coritiba/PR, campeão mineiro 2005 com o Ipatinga/MG, campeão pernambucano 2017 com o Sport/PE, além dos títulos com a seleção brasileira, do Mundial Sub-20 2010 e do Sulamericano Sub-20 2011. Ou seja, mais “grifado” impossível.

Quem terá razão? ABC ou América? Tudo vai depender do que ambos entregarem aos seus profissionais. Não é só o técnico quem ganha ou perde uma competição. O trabalho da diretoria tem que ser o de diminuir as possibilidades de erros, de derrotas. Para isso, boas contratações, salários em dia, marketing, apoio da torcida, bom departamento médico, fisiológico e um planejamento profissional precisam estar no dia-a-dia.

Estadual

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol convocou os clubes para a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2025 nesta terça-feira (19) às 14h30 para aprovação do regulamento, definição de tabela com a realização do sorteio dos confrontos da primeira rodada, entre outros itens inerentes à competição.

Estadual 1

Em reunião na última quarta-feira (13), representantes dos clubes participantes definiram o sistema de disputa em grupo único, todos contra todos em jogos de ida na primeira fase. Os dois primeiros colocados se classificam para a semifinal. O terceiro colocado disputa vaga contra o sexto colocado, enquanto o quarto colocado disputa contra o quinto colocado por outra vaga. O sétimo e oitavo colocados sofrem descenso direto. As fases semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem vantagem de resultado. O Campeonato Potiguar 2025 tem previsão de início em 12 de janeiro e término em 30 de março.

Alecrim

Na briga por uma vaga na elite do futebol potiguar, o Alecrim chega na rodada final com chances de acesso. A tradição de mais de 100 anos de clube bate de frente com a nova realidade do futebol. A disputa é contra duas SAFs: QFC e Laguna. Na última rodada, QFC e Alecrim medem forças no Pascoal de Lima, em Natal, enquanto o Laguna visita o Univap no Oeste do Estado. No outro jogo, Rio Grande e Parnamirim, ambos sem chances no torneio, se despedem da competição. A última rodada acontecerá no próximo domingo (24), com todos os jogos simultaneamente às 15h em Natal, Apodi e Goianinha.

Alecrim 1

Já no feminino, o Alviverde vem passando sufoco. O time que trocou tudo 24h antes de estrear na competição estadual, entrou em campo, no último final de semana, com apenas nove atletas. O jogo contra o União já estava 5 a 0 para o rival quando atletas do Alviverde sentiram contusões d deixaram o gramado. Sem opções, o árbitro cumpriu o regulamento e encerrou o jogo. Triste esse tipo de situação.

Futebol mudou

Se antigamente a discussão sobre o futebol se limitava às boas atuações, ou ruins, ao craque ou ao perna de pau, hoje tudo mudou. Vejam só: Levantamento do Somos Fanáticos mergulhou fundo nos relacionamentos dos principais jogadores em atuação no futebol brasileiro e descobriu quais são as companheiras, esposas ou namoradas, que mais possuem seguidores no Instagram e que acabam afetando, ainda que indiretamente, a popularidade dos atletas no ambiente virtual.

Futebol mudou 1

Ainê Coutinho é a companheira de jogador em atividade no Brasil mais influente de todas, com seus quase 1 milhão de seguidores. Ela começou a namorar Philippe Coutinho, do Vasco, ainda na adolescência, e atualmente é responsável por uma linha de produtos de beleza que leva o seu nome. Em seguida, aparece Marília Nery Ribeiro, esposa de Everton Ribeiro, do Bahia. Ela carrega consigo mais de 766 mil seguidores no Instagram, trabalha com o projeto social encabeçado pelo jogador e acumula presença em alguns dos eventos mais badalados, como o Festival de Cinema de Cannes, na França. Completa o pódio a esposa do zagueiro do Fluminense, Thiago Silva. Isabelle Silva acumula mais de 736 mil seguidores no Instagram com postagens sobre beleza, estilo de vida, e algumas polêmicas opiniões.

Aa 10 mulheres de jogadores em atividade no Brasil mais influentes

1- Ainê Coutinho (Philippe Coutinho) – 963 mil seguidores
2 – Marília Nery (Everton Ribeiro) – 766 mil seguidores
3 – Isabelle Silva (Thiago Silva) – 730 mil seguidores
4 – Clarice Alves (Marcelo) – 705 mil seguidores
5 – Larissa Saad (Lucas Moura) – 474 mil seguidores
6 – Karoline Lima (Léo Pereira) – 448 mil seguidores
7 – Lessandra Martins Roque (Maicon) – 270 mil seguidores
8 – Juliana Butler (Pedro Guilherme) – 212 mil seguidores
9 – Suhaila Jad (Andre Carrillo) – 203 mil seguidores
10 – Karina Alexandre (Deyverson) – 199 mil seguidores

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.