Ney Franco – Tribuna do Norte

Ney Franco – Tribuna do Norte
Publicado em 20/11/2024 às 1:10

Rubens Lemos Filho
[email protected]

Ney Franco é ponto fora curva. Foi um achado ele aceitar ser técnico do ABC. O homem tem um currículo vistoso e prestigia as categorias de base, que conhece por dentro e por fora. Ney Franco, nas duas últimas décadas, fez parte da elite de treinadores do Brasil, tendo conquistado uma Copa Sul-Americana pelo São Paulo em 2012, campeão carioca e brasileiro pelo Flamengo em 2006.

Pelo Coritiba, arrebatou um campeonato paraense e a Copa do Brasil em 2020. Ganhou o Pernambucano de 2017 com o Sport(PE). Melhor ainda: sagrou-se campeão mundial Sub-20 pela seleção brasileira. Não é gago quem apresenta este menu.
Ney Franco terá tempo curto para montar um time, de verdade, vistoso no toque de bola, seguro na defesa e goleador no ataque. Foi a única notícia positiva do ABC em 2024, ano tétrico.

Com o cartaz que a carreira lhe proporcionou, Ney Franco deve exigir jogadores de qualidade maior que os sofríveis deste ano. A sua presença, se não for atropelada pelo imprevisível do futebol, põe o ABC como um dos favoritos da Série C.
Ney Junior costuma dar vez a jogadores habilidosos e a revelar craques. Podem ter certeza de que ele vai exigir investimento pesado nas bases e lá acompanhará todo o trabalho que está sendo realizado no Estádio Maria Lamas Farache.

Caberá ao futuro presidente, seja Irapoã Nóbrega, seja Dudu Machado, injetar adrenalina em todos os setores do clube porque de nada adiantará um bom técnico sem que o ABC demonstre o olho clínico em jogadores talentosos. Antenado, Ney Franco surpreendeu com uma carta aberta à torcida do ABC e aos jornalistas, algo que eu, nos meus 36 anos de profissão nunca vi nem parecido. Boa-praça, 58 anos, Ney Franco é a gasolina que faltava no motor do ABC. É aditivada.

Carta

Caros torcedores do ABC e membros da imprensa, É com enorme entusiasmo e responsabilidade que assumo o comando técnico deste gigante do futebol brasileiro, o ABC Futebol Clube. Desde o momento em que fui convidado pela diretoria, senti o peso da história e da tradição deste clube, que há mais de um século encanta gerações e faz parte da identidade do povo potiguar.

Quero expressar minha profunda gratidão à diretoria do ABC por acreditar no meu trabalho e confiar em minha experiência para liderar o time em mais uma etapa de sua trajetória. O desafio de estar à frente de um clube tão vitorioso e respeitado como o ABC me motiva a buscar, com dedicação e empenho, os melhores resultados dentro e fora de campo.

Aos torcedores, posso garantir que não faltará esforço e comprometimento. Sei da paixão e da força que vocês demonstram nas arquibancadas, e é para vocês que trabalharemos incansavelmente. Juntos, queremos construir uma equipe competitiva, com coragem, união e o desejo constante de honrar as cores preto e branco.

À imprensa, reforço minha disposição para manter um diálogo aberto e transparente. Entendo o papel fundamental que vocês desempenham na cobertura esportiva e na comunicação com a torcida, e valorizo esse relacionamento para o fortalecimento do nosso futebol.

Chego ao ABC com a certeza de que estamos prontos para enfrentar os desafios que se apresentam. É uma nova fase na minha carreira e, mais importante, um novo capítulo para o clube. Vamos trabalhar com seriedade, organização e foco para fazer jus à rica história do Mais Querido e para alcançar os objetivos traçados por todos nós.

Vamos juntos, porque a força do ABC está em sua união. Conto com vocês nas arquibancadas, na torcida e no apoio para que possamos, juntos, conquistar grandes feitos. (Ney Franco).

América

Com os reforços e o técnico Leston Júnior, o América está em plenas atividades antecipando a preparação. Torcedores entusiasmados já anunciam a dupla Souza/Giva como capaz de sacudir os estádios em busca do tricampeonato.

Futsal

O jogo Apodi 3×3 Fortaleza em Mossoró, primeira partida da decisão do Brasileirão de Futsal mostrou que a técnica não está em primeiro lugar e o jogo hoje é bruto. Tirando o golaço de voleio do cearense Rômulo – achei que o goleiro de Apodi falhou, a decisão foi corpo a corpo, marcação excessiva e preparo físico.

Bom

De positiva a mobilização em torno da partida. Daqui a um mês, o jogo é no Ceará e lá dentro a catimba é primeiro plano e as provocações serão diretas para desestabilizar o pessoal de Apodi. Está belíssimo o ginásio Pedro Ciarlini.

ABC

Os dois candidatos no ABC prometem restabelecer o futebol de salão, mas repito: se for para participar de verdade, o investimento é pesado. Não adianta 10 mil, 15 mil, que o clube vai passar vergonha.

Alecrim

O Alecrim precisa vencer e de uma composição de resultados para ainda tentar subir para a serie A. Eu não consigo entender como o bairro mais tradicional de Natal não abraçou o time de seu nome. Alecrim rui.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.