Prefeitura de Brasiléia realiza mais uma edição do torneio Intersecretarias
Os cinco finalistas que disputam o concurso da melhor letra e melodia para o Hino Oficial de Rio Branco, foram apresentados na manhã desta quinta-feira (21), onde sob a regência da banda de música da Polícia Militar do Acre, fizeram um breve ensaio.
O músico Antônio Ferreira, que disputa o concurso, se disse emocionado, tendo em vista disse ele, ser um momento histórico para a cidade de Rio Branco e na vida dele.
“É uma satisfação muito grande porque pode se tornar uma coroação pelos anos que o artista tem na trajetória de música. Sabe que ao você sair vencedor desse concurso, desse edital, você vai eternizar seu nome como o autor do hino de Rio Branco. Que será para sempre. Então é uma emoção muito grande conseguir ter sido classificado e vamos ver na grande final como é que vai terminar tudo isso”.
A também candidata ao prêmio da melhor composição para o Hino Oficial da Capital, Hilda Lopes, aposentada de 70 anos, se disse honrada em estar entre os cinco primeiros colocados e que, mesmo não sendo a grande vencedora, ficará eternizada como uma das composições em homenagem a nossa cidade.
“É, foi muito legal, lembrei da minha infância, daquelas coisas, e foi, veio tudo na mente, assim. Eu queria fazer essa homenagem a Rio Branco, eu acho que nem é um hino, é uma homenagem que eu quis fazer”.
O maestro da PMAC, sargento E. Martins, autor dos arranjos, das cinco composições finalistas, disse que todos os concorrentes têm boas letras e a disputa pela qualidade das músicas será bastante acirrada.
“Eu me sinto muito honrado de poder contribuir fazendo os arranjos dos Hinos. E todos são excelentes. As letras são muito envolventes. São cinco músicas que realmente elas passaram pelo crivo de avaliação e merecem estar na posição que estão. Então, qualquer uma delas que for escolhida, tenho certeza que vai ser bem visto como Hino do Rio Branco. Então, pra mim foi uma grande honra poder contribuir fazendo os arranjos e qualquer uma que passar vai estar representando muito bem o Hino da nossa cidade”.
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, responsável pela organização do concurso, informou que esse feito histórico para a escolha da melhor letra e música para Hino Oficial de Rio Branco, foi um pedido do próprio prefeito da capital, Tião Bocalom.
“Isso é mais uma ênfase do prefeito Bocalom em criar, se dedicar ao máximo para ficar no fato histórico do nosso município. A única capital que não tinha um hino. Então, agora, se Deus quiser, vamos ter um hino para nós cantarmos, elogiarmos e sermos cívicos.
Outros participantes que disputam as melhores composições são: Erivan Franco, Maria das Graças Gomes e Karen Monteiro. As apresentações e a escolha das melhores composições e melodias do Hino Oficial de Rio Branco, acontece nesta sexta-feira (22), às 18h, na frente da sede da prefeitura da capital.