Após acesso, treinador potiguar é campeão no futebol mineiro

Depois de celebrar o acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro no último dia 18 de novembro, o treinador potiguar João Paulo tem mais um motivo para comemorar: o título da segunda divisão do futebol mineiro pelo Guarani, de Divinópolis. A conquista veio nesta quinta-feira (28), após vencer o Uberaba na decisão por 5 a 1, no placar agregado.
O elenco também conta com jogadores potiguares, são eles: o goleiro Zé Rafael, o zagueiro David Miller, os volantes Jonathan e Zé Vitor, o meia Alisson Farias e o atacante Matheus Bambu. Destaque para Alisson, revelado pelo ABC, que brilhou na reta final da competição balançando as redes nos dois jogos decisivos contra o Uberaba. Outro potiguar que marcou nas finais foi o volante Jonathan.
Natural de Natal, João Paulo assumiu o comando técnico do clube durante a fase de grupos da 2ª divisão do Campeonato Mineiro e conduziu a equipe ao mata-mata da competição. Também integram a comissão técnica o auxiliar técnico Marxno Sabino, o preparador físico Alisson Herculano e o preparador de goleiros Leandro Zanetti, que trabalharam com o treinador potiguar no Santa Cruz de Natal em 2024.

Sob o comando do Bugre, o treinador soma 15 jogos com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, totalizando um aproveitamento de 77%. O trabalho na equipe mineira foi o primeiro de João Paulo fora do Rio Grande do Norte, onde acumula passagens por Força e Luz, Palmeira, Potiguar de Mossoró, Alecrim e na base do América.
Com a conquista pelo Guarani, João Paulo detém cinco títulos no currículo, sendo o terceiro no futebol profissional. O treinador conquistou o Campeonato Potiguar Sub-20 por Alecrim (2022) e América (2023). Já profissionalmente, conquistou a 2ª divisão do Campeonato Potiguar no comando do Força e Luz (2019) e do Palmeira (2020).


Nesta temporada à frente do Santa Cruz de Natal, conduziu a equipe ao vice-campeonato do Estadual, sendo a melhor campanha do clube na competição. Já na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o tricolor terminou na sexta colocação do seu grupo e não obteve a classificação para a segunda fase.
Em sua segunda passagem pelo Santa, João Paulo disputou 27 jogos, sendo 11 vitórias, seis empates e dez derrotas. Sob seu comando, a equipe marcou 37 gols e sofreu 36.