Harmonização Facial: Especialista alerta para cuidados na escolha do profissional e procedimentos exagerados

Harmonização Facial: Especialista alerta para cuidados na escolha do profissional e procedimentos exagerados
Publicado em 10/12/2024 às 5:59

A especialista faz um alerta sobre os perigos dos exageros na harmonização orofacial — Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

A harmonização orofacial (HOF) tem se tornado cada vez mais popular, mas a busca por resultados rápidos e a falta de informação podem levar pacientes a escolherem profissionais despreparados, colocando em risco sua saúde e bem-estar. Em entrevista à Folha de Boa Vista, a Dra. Jamily Braga, cirurgiã-dentista especialista em HOF, alertou sobre os cuidados na escolha do profissional e os riscos de procedimentos exagerados.

Com 15 anos de experiência em odontologia e atuando na área de harmonização desde 2016, a Dra. Jamily Braga foi a primeira profissional especialista em HOF registrada no Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO-RR). Segundo ela, os procedimentos mais procurados pelos pacientes são a aplicação de toxina botulínica (botox) e o preenchimento labial.

A cirurgiã-dentista alerta para a importância de escolher um profissional qualificado e com experiência em HOF. “Eu acho que se você se der um pouquinho ao trabalho de pesquisar, né, quem tem registro no conselho que é realmente especialista na área”, recomenda. Ela destaca que muitos profissionais realizam procedimentos estéticos sem a devida capacitação, o que pode acarretar em riscos para o paciente.

Riscos e intercorrências

A harmonização orofacial, como qualquer procedimento estético, apresenta riscos e pode causar intercorrências. Entre as intercorrências mais comuns, a dentista cita inchaço, roxidão e isquemia. Em casos mais graves, pode ocorrer necrose, uma complicação irreversível que pode deixar sequelas permanentes, como buracos na pele e perda do tecido labial.,

“O que vemos são profissionais que aprendem a fazer os procedimentos, mas que carecem de habilidades para solucionar intercorrências quando elas ocorrem. E elas podem ocorrer com qualquer um”, disse.

A profissional também chama a atenção para a importância de se considerar o preço na hora de escolher um profissional e um produto para a harmonização orofacial. “Por que é muito importante ter atenção ao preço? Porque o produto em si da harmonização facial, o preenchedor em si, ele não é um produto barato. Os cursos de qualificação não são baratos e tudo o que envolve esse tipo de procedimento possui custos que são mais elevado”, explica. Ela alerta que preços muito baixos podem indicar a utilização de produtos de baixa qualidade ou a falta de experiência do profissional.

Cuidados pós-procedimento

Após a realização de um procedimento de harmonização orofacial, é fundamental seguir as recomendações do profissional para evitar complicações. A Dra. Braga recomenda evitar deitar por quatro horas após a aplicação de toxina botulínica, não fazer exercícios físicos e evitar a exposição ao sol. Também é importante usar protetor solar, hidratar a pele e se manter hidratado.

A dentista enfatiza a importância da naturalidade nos resultados da harmonização orofacial. “A harmonização facial em si, ela é feita com naturalidade. Então, o que que acontece? Quando você vai realizar um procedimento, é bom até ter esse cuidado como profissional que vai fazer o procedimento com exageros. Eu sempre falo isso, que o que é demais vai dar problema. Tudo demais é veneno”, alerta.

“O natural é o belo”

Para Jamily, a harmonização deve realçar a beleza natural do paciente, e não transformar seus traços de forma artificial. “Eu também falo muito que o natural é o belo”, ressalta.

A especialista finaliza fazendo um alerta sobre os perigos dos exageros na harmonização orofacial, que podem levar a resultados artificiais e complicações. “Cuidado também com o do profissional insistir para realizar muitos procedimentos. Fazer apenas o que é necessário”, conclui.