Veranico no inverno: Centro-Sul do Brasil deve ter elevação de temperatura

Veranico no inverno: Centro-Sul do Brasil deve ter elevação de temperatura
Publicado em 20/07/2024 às 20:06

As temperaturas devem apresentar elevação na faixa central do Brasil a partir deste domingo (21), o que indica o início de uma condição de “veranico”. Enquanto o tempo firme deve prevalecer no centro-sul, o norte e nordeste podem ter nuvens carregadas e possibilidade de chuva.

O “veranico” é caracterizado pelo período de tempo seco e quente que ocorre durante o outono e inverno em regiões onde estas estações costumam apresentar temperaturas menos elevadas. As temperaturas se elevam próximas ao que ocorre no verão, mas no inverno. O nome é porque apesar do tempo quente na parte do dia, as madrugadas e manhãs permanecem mais frias.

A diferença entre o “veranico” e uma “onda de calor”, é que a onda de calor ocorre durante a primavera e verão, com impactos mais significativos nas temperaturas. Ambos têm duração indefinida, podendo ir de dias a semanas.

Previsão para o domingo (21)

Na região Sul, o tempo deve permanecer estável com o amanhecer mais frio e as temperaturas se elevando ao longo do dia, de acordo com a Climatempo. No norte do Paraná, a umidade do ar pode ficar entre 21% e 30% durante as horas mais quentes do domingo (21). Em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), não há previsão de chuva e o sol aparece com alguma nebulosidade.

A alta pressão que gera o bloqueio atmosférico no Sudeste continua em deslocamento. Em toda a região, o domingo (21) deve ser de tempo firme e sem condições para chuvas. As temperaturas começam a se elevar na maior parte do Sudeste e indica o começo de um veranico que deve durar até a próxima semana.

No interior de São Paulo, estado onde está localizado o centro do sistema de alta pressão, e de Minas Gerais, a umidade do ar deve variar entre 21% e 30% na parte da tarde. A baixa umidade pode influenciar questões relacionadas às queimadas em áreas mais propensas a esta condição. O noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro tem alerta para umidade do ar abaixo de 20%.

O Centro-Oeste segue com o tempo seco, já que o bloqueio inibe a entrada de umidade. Em toda a região o sol aparece com poucas nuvens, e a sensação de calor deve predominar. Em algumas áreas do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, há alerta para umidade do ar abaixo dos 20%. Os baixos níveis são prejudiciais à saúde e também podem potencializar focos de incêndio.

Infiltrações marítimas podem ocasionar nuvens carregadas na região Nordeste, segundo a Climatempo. O domingo (21) pode ter chuva fraca e isolada em toda costa leste, atingindo do sul da Bahia ao leste do Rio Grande do Norte. Podemos ter chuva moderada em Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Recife (PE), onde os ventos podem atingir 70km/h.

As demais regiões devem ter tempo firme, com exceção do noroeste do Maranhão, que deve ter chuva isolada. A umidade do ar também deve variar entre 21% e 30% no Ceará, Maranhão, Piauí, extremo-oeste de Pernambuco e da Paraíba, Rio Grande do Norte e oeste da Bahia em parte do dia.

Diferente da maior parte do país, a circulação de umidade e altas temperaturas devem levar instabilidade para a região Norte. Há previsão de pancadas de chuva em parte do Pará e do Amazonas, no Amapá e em Roraima, onde os ventos podem chegar a 90km/h com possibilidade de raios. No extremo-leste de Rondônia e no sudoeste de Tocantins, há alertas para níveis de umidade abaixo de 20%.

Cuidados durante o veranico

Com a alta das temperaturas, a recomendação é para manter-se hidratado ao longo de todo o dia, além de utilizar roupas leves e fazer uso do protetor solar ao sair de casa. Também é recomendável evitar a prática de atividades físicas durante os períodos mais quentes do dia. A mesma recomendação se aplica para eventuais passeios com pets.

*Sob supervisão