Política

Veja cinco coisas que você precisa saber com o início do Conclave

Veja cinco coisas que você precisa saber com o início do Conclave
Publicado em 07/05/2025 às 12:40

O Conclave para escolha do novo líder da Igreja Católica começou nesta quarta-feira (7), na Capela Sistina, no Vaticano. No local, estão reunidos 133 cardeais, que ficam em reclusão total para realização da votação.

O sigilo e os mistérios que envolvem o processo despertam a curiosidade popular, seja em fiéis ou em não praticantes. Abaixo, listamos 5 curiosidades que envolvem a definição do novo papa.

Por que se usa o sinal de fumaça?

O sinal de fumaça tem raízes históricas, servindo como um método de comunicação visual claro e prático com o mundo exterior em um período de isolamento para os cardeais eleitores. Essa prática se originou em 1878. Anteriormente, o andamento do Conclave era comunicado por meio de outros sinais como o toque de sinos.

Cardeais brasileiros

Com sete cardeais, o Brasil possui uma participação expressiva neste Conclave. São eles:

Dom Odilo Pedro Scherer: Arcebispo de São Paulo.
Dom João Braz de Aviz: Arcebispo emérito de Brasília.
Dom Orani João Tempesta: Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dom Sérgio da Rocha: Arcebispo de Salvador.
Dom Paulo Cezar Costa: Arcebispo de Brasília.
Dom Leonardo Ulrich Steiner: Arcebispo de Manaus.
Dom Jaime Spengler: Arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.

Dentre os brasileiros, se destaca o arcebispo Dom Sérgio da Rocha. Seu nome foi citado na lista divulgada pelo jornal francês “Libération”. Ainda assim, especialistas apontam chances pequenas para essa liderança, mas reconhecem o potencial de surpresas no Conclave.

Quem é o responsável por fazer as roupas do Papa?

Os fabricantes de roupas oficiais do pontífice são os alfaiates da Gammarelli. As vestes papais ficam na Sala de Lágrimas, local onde ele usará as vestes com as quais se apresentará em público pela primeira vez. A alfaiataria papal prepara três conjuntos de vestimentas nos tamanhos P, M e G. O traje consiste em uma batina branca, uma faixa de seda, o solidéu (o pequeno barrete), os sapatos vermelhos e a mozeta (uma curta capa) de veludo vermelha.

Duração do Conclave

Não existe um prazo definido para a realização do conclave. O processo só acaba quando há consenso de uma maioria de dois terços dos votos. Porém, os últimos dez conclaves tiveram a duração de apenas alguns dias.

A eleição mais longa da história aconteceu em quase três anos, de novembro de 1268 a setembro de 1271. Já a mais curta deu-se em 1503, elegendo o Papa Júlio II em apenas algumas horas.

Regras rígidas

Durante o período, os cardeais vão seguir uma dieta leve, com refeições preparadas por cozinheiros do Vaticano, com auxílio de freiras. Uma regra curiosa é que bolos e frangos inteiros não entram na cozinha. A decisão foi motivada por duas razões: risco de contaminação e de transmissão de mensagens externas.