ExpoEduc é iniciada com debates sobre os principais temas da educação
Foi dada a largada à 5ª edição do maior congresso educacional Norte-Nordeste, a ExpoEduc. Com o tema “O que a escola precisa aprender antes de ensinar”, o evento teve o primeiro dia concluído nesta quinta-feira (25) com mais de 100 expositores e recebendo mais de 4 mil visitantes. Crislan Viana, CEO da ExpoEduc, explica que o evento não é apenas para o mercado educacional, mas também para ser a principal fonte de conteúdo na área. Neste ano, eles se tornarão o segundo maior evento educacional do Brasil.
Um dos principais atrativos foi a Arena COOPEDU de Gestão Pública, com um ambiente exclusivo para discussões sobre educação pública. De acordo com Alexandre Soares, presidente da COOPEDU, o grande foco foi discutir ações de melhoria para escolas para que o aluno possa abarcar um maior aprendizado. “Não é só falar de educação, é fazer que isso tenha resultado, que o aluno tenha condições melhores de vida através da educação”, defende.
A paranaense Thatiane Araújo foi uma das palestrantes da Arena COOPEDU, com o tema “Captação de recursos para uma gestão escolar transformadora e eficaz”, trazendo o case da Escola Municipal Roberto Pereira Panico Maestro, da qual ela é gestora. O espaço é a primeira escola municipal do Paraná credenciada como ambiente de inovação, onde são atendidos mais de 530 alunos.
“É um ambiente ‘maker’, onde as crianças criam soluções práticas dos problemas que existem no mundo, no bairro, na cidade. As atividades que realizamos têm nos dado a oportunidade de angariar alguns recursos nacionais e internacionais, como R$100 mil do Governo do Paraná comprovando esse trabalho que estamos fazendo”, explica. Para a palestra, ela levou implementações de propostas para serem aplicadas para outros gestores de escolas públicas.
Já na Arena Isaac passaram diversos palestrantes, como a potiguar Marília Bandeira, educadora socioemocional e especialista em ensino de música. Com o tema “Literatura e Afeto: construindo pontes e acolhendo a diversidade no contexto educacional”, ela defende que a escola precisa “sentir antes de ensinar”, através do uso do universo da ludicidade como parte do ensino-aprendizagem.
“A literatura e o afeto podem trazer mudanças sensíveis para a educação, porque ela trabalha os conteúdos de uma forma que afete, seja uma criança ou um adulto, com a possibilidade de que aquele conteúdo seja mais apropriado por ela. É uma prática que deve ser implantada em qualquer idade, ninguém resiste ao encanto”, explica.
O palco Max Haetinger de Aprendizagem recebeu o psicólogo da família Leo Fraiman, com a palestra no tema “A ciência da Felicidade e Saúde Mental: o que você merece saber sobre isso”.
Programação
Para esta sexta-feira (26), as atividades começam cedo, com abertura dos portões a partir das 8h. O Palco Max receberá grandes nomes como Emília Cipriano, doutura em Educação, com o tema “Educação integral e os desafios do contexto atual”, além de Leo Chaves e o cantor Waldonys.
Já a Arena SEBRAE chega com temas pertinentes aos gestores, como “Matrículas 2025: o que sua escola precisa saber e fazer para encontrar o aluno ideal”, que será palestrada por Bruno Félix, mentor e um dos idealizadores da ExpoEduc, além de uma mesa temática sobre “sucessões familiares: desafios e sucessos”, com Semio Timeni, Sávio Paz e Marcella Malheiros.
Na Arena Isaac terão temas dos mais diversos, como “O futuro do trabalho: gerações conectadas e a Inteligência Artificial”, por Raniery Pimenta, e “O poder do desenvolvimento socioemocional de mentalidades em crescimento na sala de aula”, por Andre Geraldo Cursino.
Para conhecer o ambiente de stands e com oportunidade de ampliar conhecimentos com palestras marcadas a cada 30 minutos na Arena Isaac, a inscrição está aberta ao público em geral mediante entrega de 2kg de alimento não-perecível na entrada.
Já as inscrições para o Palco Max, Arena Sebrae e o Palco COOPEDU de Gestão Pública são limitadas e podem ser adquiridas através do site www.expoeduc.com.br.