Mais de 60% dos consumidores pretendem presentear os pais, indica pesquisa

Mais de 60% dos consumidores pretendem presentear os pais, indica pesquisa
Publicado em 26/07/2024 às 5:21

Dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) apontam que a maioria dos consumidores –  aproximadamente 61% – deve presentear os genitores no Dia dos Pais, celebrado no domingo, 10 de agosto; o levantamento revela, ainda, que 35,8% dos 201 entrevistados nos últimos dias 19 e 20 de julho não têm intenção e; 3%, preferem não opinar.

O estudo reitera ainda que, entre os presentes que devem ser mais comprados, as roupas ocupam o primeiro lugar, com 37% das preferências; seguida de perfumes, 23,2%, e calçados, 15,9%. Relógios de pulso também devem ser o presente de 5,8%.

De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, apesar do crescimento e-commerce e das entregas a domicílio, os números  ainda são positivos. “Isso demonstra que a experiência de compra presencial continua sendo valorizada por muitos consumidores, seja por questões de confiança, segurança ou simplesmente por preferência pessoal”, define.

As lojas do centro de Rio Branco – ainda segundo o levantamento – serão as mais procuradas (58,9%); após, vêm os shoppings centers (19,9%). Por último, vem as compras online (11,5%).

Mudança comportamental

A pesquisa também mostrou uma mudança no comportamento do consumidor em relação à entrega dos presentes. Enquanto 30,3% dos entrevistados preferem que o presente seja entregue diretamente na casa do pai, 29,7% optam por receber em casa. A opção de retirar o produto na loja ainda é escolhida por 40% dos consumidores.

A pesquisa indica que a maior parte dos consumidores (76,7%) pretende gastar até R$200,00 com o presente do Dia dos Pais. A forma de pagamento mais utilizada é à vista, escolhida por 68,3% dos entrevistados.

A pesquisa também revelou que além dos pais, outros familiares também recebem presentes na data. Para 52,7% dos entrevistados, o pai é a principal pessoa a ser presenteada, 13,9% pretendem homenagear o esposo, 6,1% os filhos, 1,7% amigos e 21,8% outras pessoas. A pesquisa também aponta que 5,5% não demonstram interesse em presentear nesta data.