MANCHETE POLICIAL

Comando Vermelho Avança pelo Norte

Comando Vermelho Avança pelo Norte
Publicado em 05/04/2024 às 23:51

A vastidão territorial do Pará e sua complexa rede hidrográfica facilitam o escoamento de drogas da Colômbia e Peru, passando pela

Redação O Antagonista

  • O Pará, um estado crucial no mapa do tráfico na Amazônia, tornou-se o cenário da recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Este evento destaca a transformação do estado em um corredor vital para o narcotráfico. Entre as facções criminosas que têm ganhado destaque no Pará, estão o Comando Vermelho (CV), que exerce seu poder na região metropolitana de Belém, e o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem estabelecido alianças com grupos menores, como o Comando Classe A e os Revolucionários do Amazonas, para expandir sua atuação no sul do Estado.
  • A captura de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, elementos ligados ao Comando Vermelho, haviam escapado há 50 dias. A região, conhecida por sua estratégica posição geográfica, atrai facções que buscam controlar as rotas de exportação de cocaína rumo à África e Europa.
  • “Corredor de exportação”
  • A vastidão territorial do Pará e sua complexa rede hidrográfica facilitam o escoamento de drogas, da facção criminosa, da Colômbia e Peru, passando pela Amazônia, até alcançarem portos estratégicos. Um desses portos, o de Vila do Conde, em Barcarena, é apontado como um dos principais pontos de partida da cocaína que atravessa o oceano.
  • Este movimento despertou a atenção das autoridades, desencadeando a Operação Oceano Azul, que teve como alvo uma rede responsável por movimentar mais de R$ 50 milhões em cocaína para fora do país.
  • Avanço do tráfico no Norte
  • O impacto do crime organizado no Pará e na Amazônia como um todo é devastador. Além de fomentar o tráfico internacional de drogas, suas ações contribuem para o aumento do índice de violência e para a prática de crimes ambientais.
  • A violência que acompanha a disputa por territórios entre facções eleva significativamente a percepção de insegurança entre os moradores.
  • Segundo reportagem do Estadão, lideranças de comunidades tradicionais relatam uma vida constantemente sob ameaça. Diante desse cenário, muitas dessas comunidades vêm adotando medidas de segurança extras, como a realização de rondas e o uso de tecnologias para monitorar seus territórios.
  • A resposta das autoridades à expansão do crime organizado abrange a realização de operações coordenadas e o fortalecimento da vigilância nas fronteiras e nos pontos críticos de tráfico. A recaptura de Mendonça e Nascimento é um exemplo da efetividade dessas estratégias. No entanto, o desafio permanece, exigindo constante vigilância e cooperação entre os diferentes órgãos de segurança.
  • xibatanews.com.br