Cultura

Criador de ‘O Menino Maluquinho’, Ziraldo morre aos 91 anos

Criador de ‘O Menino Maluquinho’, Ziraldo morre aos 91 anos
MORRE ZIRALDO
Publicado em 06/04/2024 às 17:11

O desenhista e escritor morreu em casa, conforme comunicado da família

Foto: Reprodução/Escrito por Redação:  DIÁRIO DO NORDESTE, – 06 de Abril de 2024

O desenhista e escritor Ziraldo morreu aos 91 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família dele na tarde deste sábado (6).  Responsável por obras de sucesso brasileiras como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê“, o artista faleceu em casa, enquanto dormia. 

Ziraldo também era chargista, jornalista e bacharel em Direito, tendo sido um dos grandes combatentes da Ditadura Militar, ao fundar o jornal “O Pasquim“, em 1964. 

O MENINO MALUQUINHO

Criado no dia de aniversário de Ziraldo, “O Menino Maluquinho” é um dos grandes sucessos dos quadrinhos brasileiros. A história já inspirou peças de teatro, séries de TV, filmes e até ópera. 

Como o autor o descreveu na primeira página do livro, o menino “tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”. 

A história é sobre um menino com muita imaginação e que adora aprontar com amigos, Juju, Bocão, Junim e Carol. Um dos seus diferenciais é usar uma panela na cabeça.

TURMA O PERERÊ

A Turma do Pererê foi publicada inicialmente em 1959, como cartuns nas páginas da revista “O Cruzeiro”.

Na autobiografia, Ziraldo classificou que o “Pererê, no dizer de Moacy Cirne, era um dos símbolos da época. Um tempo em que se acreditava que, pelas ideias, poderíamos mudar nossa história”.

As histórias se passavam na “Mata do Fundão”, uma floresta fictícia brasileira. 

A história contava o cotidiano na mata de um pequeno índio e vários animais, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja.

CARREIRA

O artista nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, no Interior de Minas Gerais. 

Seu nome era uma junção do nome da mãe, Zizinha, e do pai, Geraldo. Em 1939, teve seu primeiro desenho publicado no jornal “A Folha de Minas”.

Na década de 1950, atuava na revista “Era uma vez…”. Em 1954, retornou para “A Folha de Minas” com uma página de humor. 

Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte, em 1957. Entrou para a equipe das revistas “A Cigarra” e, depois, “O Cruzeiro”, também no mesmo ano.

Na década de 1960 se destacou por trabalhar no “Jornal do Brasil”, no qual publicava charges políticas e cartuns. Os personagens famosos desta época são: Supermãe e Mineirinho. 

Em 1964, em parceria com outros humoristas, Ziraldo cria “O Pasquim”. Em 13 dezembro de 1968, um dia após o AI-5, foi detido e encaminhado para o Forte de Copacabana. 

O primeiro livro infantil do escritor foi “FLICTS”, publicado em 1969. 

“O Menino Maluquinho”, maior sucesso do desenhista, foi lançado em 1980.

xibatanews.com.br