Imposto pago no Brasil e outros países

Imposto pago no Brasil e outros países
Publicado em 14/08/2024 às 2:27

Ney Lopes
[email protected]

Embora ninguém goste de pagar impostos, os tributos recolhidos são fontes de recursos essenciais para a manutenção dos serviços prestados pelos governos e a garantia de direitos como o acesso à educação, à saúde e à assistência social. Ao compararmos o serviço público que o Estado brasileiro oferece com países desenvolvidos, nota-se que não são de alta qualidade.

Quando se diz que o imposto no Brasil é o maior do mundo, alguns desavisados citam os Estados Unidos como exemplo de menor tributação. Não é verdade. No Brasil, a tributação sobre renda foi equivalente a 8% do PIB e a 12,8% nos Estados Unidos. Além do imposto de renda federal, muitos estados americanos impõem seu próprio imposto de renda estadual O Japão cobra até 55.97% de IR pessoa física.

Posição do Brasil

A Suíça, que já foi conhecida popularmente como um paraíso fiscal no passado, está com uma alíquota máxima de IR de 40%. Em junho de 2023, aprovou uma lei de imposto mínimo de 15% sobre os lucros das multinacionais europeias para perder a fama de paraíso fiscal. A média da alíquota máxima do Imposto de Renda para a pessoa física na União Europeia fica em 37,8%.

Imposto herança USA
Veja-se, por exemplo, que nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Nos Estados Unidos muitos empresários fazem doação de patrimônio para universidade, instituto, laboratório, fundações.

A saúde pública americana é apoiada nos hospitais sem fins lucrativos, que recebem um grande benefício financeiro das suas comunidades, sob a forma de isenções fiscais. Este status pode incluir isenções de imposto de renda e propriedade para receber contribuições de caridade dedutíveis de imposto.

São responsáveis pela maior parte dos benefícios comunitários hospitalares os descontos ou isenções de custos médicos para pacientes que não têm condições de pagar suas contas hospitalares, porque não têm seguro ou têm seguro insuficiente.

Hospitais sem fins lucrativos

A lei americana permite ainda a renda empresarial gerada mais rápido pelas próprias organizações isentas de impostos, através da prestação de serviços. Doações de caridade compõem apenas 12 por cento da renda sem fins lucrativos.

A economia sem fins lucrativos isenta de impostos compreende 15% do PIB, abrange mais de 1,8 milhões de organizações e administra mais de US$ 8 trilhões em ativos. A maior organização sem fins lucrativos da América é a Kaiser Permanente.

SUS

Os Estados Unidos não possuem um sistema público universal como o SUS, que possa atender toda a população de forma igualitária gratuitamente. Cada estado tem seu próprio sistema, com regras específicas, sendo a maioria deles operado pela iniciativa privada. Sem dúvida, um modelo de assistência à saúde, que poderia ser adaptado ao Brasil.

Elson Musk apoia Trump e se declara autista

Elson Musk,53, é uma das mentes mais inovadoras do século e uma das figuras mais controvertidas da atualidade. Bilionário, com ele tudo se mistura: vida profissional e vida política, vida privada e vida sexual, quer ele exponha no Space-X ou a imprensa mencione.

Agora, como um seguidor da liberdade quase absoluta, desviou-se para os limites da extrema direita e confirmou o seu apoio a Donald Trump. A causa da sua radicalização ideológica foi a mudança de gênero de seus filhos menores. O filho Vivian Wilson, desde que atingiu a maioridade em 2022, mudou o primeiro nome e adotou o nome da mãe.

Musk declarou-se autista. É a prova de que a a neurodiversidade pode coexistir com um alto nível de sucesso profissional. Autistas foram Albert Einstein e Mozart. Anthony Hopkins, Greta Thunberg. e Bill Gates, também diagnosticados com autismo. Todos gozam de habilidades sociais, autonomia e independência.