Secretária de Educação comemora nota do Rio Grande do Norte no Ideb
A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, comemorou o aumento de quatro décimos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ensino médio na rede pública estadual. Com esse crescimento, o índice de 2023 chegou ao resultado de 3,2. A nota representa o pior desempenho entre os estados, nove décimos abaixo da média nacional.
“A melhoria da nota do Ideb no Rio Grande do Norte é um reflexo do trabalho árduo e do compromisso de toda a nossa equipe, das escolas, dos professores e, principalmente, dos nossos estudantes. Investimos não apenas em políticas pedagógicas, mas também em uma infraestrutura que acolhe e valoriza o aprendizado. Cada obra realizada, cada escola reformada, faz parte de uma estratégia maior para garantir que nossos alunos tenham um ambiente propício à aprendizagem”, declarou a secretária.
Essa foi a segunda vez consecutiva que o Rio Grande do Norte ficou na última posição do ranking do Ideb no ensino médio na rede pública. Em 2021, a nota registrada foi de 2,8. Em relação a nota geral, que soma as escolas da rede pública e da iniciativa privada, o RN alcançou 3,7 no Ideb 2023.
Apesar da última colocação, a secretária focou no crescimento em relação ao levantamento anterior e elencou motivos. Um dos pontos citados foi a formação continuada de professores. “Esse movimento tem sido crucial para garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e proporcionar um ensino de qualidade”, disse Socorro Batista.
Ela ainda mencionou fortalecimento da gestão escolar, reestruturação da rede estadual de ensino e ampliação do acesso a recursos tecnológicos. Segundo a secretaria, o Governo do RN investiu na modernização das escolas, equipando-as com computadores, chromebooks, ampliação ao acesso à internet, além de implementar plataformas digitais de aprendizagem.
“Nosso desafio agora é manter essa trajetória de crescimento, garantindo que cada vez mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e possam alcançar seu pleno potencial”, afirmou Socorro Batista.