Seringueiras que formam “túnel” da Estrada da Borracha são atingidas por incêndio

Seringueiras que formam “túnel” da Estrada da Borracha são atingidas por incêndio
Publicado em 18/08/2024 às 19:10

Por Raimari Cardoso

Parte das seringueiras que formam o chamado “Túnel da Felicidade”, na entrada da AC-485, mais conhecida como Estrada da Borracha, que dá acesso à cidade de Xapuri, a partir da BR-317, foi atingida recentemente por um incêndio de causas ainda desconhecidas, segundo informação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O local se tornou uma atração da cidade onde muitas pessoas param para fazer fotografias e foi batizado pelo prefeito Bira Vasconcelos após as copas das árvores se encontrarem gerando um formato de túnel verde com uma grande área de sombra em seu interior. É a região da estrada onde as seringueiras mais se desenvolveram.

O secretário de Meio Ambiente, Juscelino Facundo, informou que ainda não possui uma posição oficial a respeito do que aconteceu, mas disse que está trabalhando para que o caso tenha um esclarecimento nos próximos dias. Segundo ele, moradores das proximidades disseram que o incêndio começou naturalmente, mas é possível que alguém de passagem tenha ateado na vegetação próxima.

As seringueiras foram plantadas ao longo da estrada quando a rodovia era asfaltada, entre os anos de 1999 e 2000, no governo Jorge Viana, mas elas não se desenvolveram uniformemente. Entretanto, elas cresceram melhor exatamente no início da estrada que leva à cidade, produzindo a atração turística.

Imagens feitas pelo jornalista Altino Machado, de passagem entre Rio Branco e as cidades fronteiriças de Brasiléia e Epitaciolândia, mostram que as seringueiras não foram destruídas pelo fogo, mas sofreram os efeitos do incêndio ficando com a folhagem completamente seca.