A eficiência empresarial sendo redefinida por soluções “touchless” (sem toque)
Rosângela Moreno
Educação Corporativa
A transformação digital acelera seus resultados com tecnologias desenvolvidas para solucionar problemas de forma autônoma, com o mínimo de contato possível, ou nenhum, são as chamadas “Touchless” que refere-se a tecnologias e sistemas que operam sem a necessidade de toque físico direto. Em vez disso, utilizam sensores, comandos de voz, reconhecimento facial e outras formas de interação não tátil para executar suas funções. Esses sistemas visam reduzir a dependência de superfícies compartilhadas, aumentando a higiene e a segurança.
Com a ascensão de tecnologias como inteligência artificial, automação e Internet das Coisas (IoT), as empresas estão se reinventando ao adotar práticas sem toque que não só melhoram a eficiência operacional, mas também proporcionam uma experiência de usuário mais rápida, segura e conveniente. Isso inclui desde sistemas de pagamento por aproximação, como cartões de crédito e dispositivos móveis com tecnologia NFC (Near Field Communication, ou “Comunicação de Campo Próximo”, em tradução direta), que permitem que os usuários façam pagamentos apenas aproximando o dispositivo do terminal, eliminando a necessidade de tocar no equipamento. A utilização de assistentes virtuais, ativadas por meio de comandos de voz com dispositivos como Amazon Alexa e Google Assistant que permitem controlar aparelhos e realizar tarefas sem qualquer toque físico. Sistemas de Reconhecimento Facial, utilizados para desbloquear smartphones, acessar edifícios e autorizar pagamentos, esses sistemas aumentam a segurança e a conveniência sem a necessidade de toque. E ainda sensores de movimento, que podem ser utilizados em banheiros públicos para acionar torneiras, dispensadores de sabão e secadores de mãos, reduzindo a necessidade de contato com superfícies. Tais inovações se fortaleceram e proliferaram na pandemia, com o intuito de minimização do contato físico essencial para a saúde pública, e se intensificaram no pós, com práticas como home office, webconferências, delivery e drive-thru.
No Brasil, o uso de tecnologias touchless tem sido amplamente adotado em diversas áreas, o lançamento do RG biométrico, utilizando a tecnologia Certfy. que visa melhorar a proteção e a eficiência na identificação dos cidadãos, eliminando a necessidade de contato físico direto durante o processo de verificação de identidade, no setor de controle de ponto, com sistemas que utilizam reconhecimento facial ou por voz têm se mostrado extremamente precisos e confiáveis, reduzindo significativamente a ocorrência de fraudes.
Para empresas interessadas em adotar essas tecnologias, estas deverão primeiramente identificar áreas onde a automação e a eliminação do toque podem trazer benefícios significativos. Investir em sistemas de IoT, que conectam dispositivos e permitem monitoramento e controle remotos, é uma estratégia eficaz. Além disso, integrar inteligência artificial para análise de dados e tomada de decisões pode amplificar os benefícios das soluções touchless, que representam uma evolução significativa na forma como interagimos com o mundo ao nosso redor, oferecendo benefícios tangíveis em termos de segurança, conveniência e eficiência.
A análise fica por conta do quanto eficiente podem ser os processos automatizados, a experiência do cliente, a segurança e o higiene oferecidos. O fato é que a personalização dos produtos e serviços são diferenciais competitivos, inclusive quanto se trata de mercado de luxo, e a necessidade do individuo de se diferenciar em um mundo plural e cheio de emoções a flor da pele.
E o que o Futuro nos reserva possibilidades ilimitadas, com utilização das Soluções Touchless, possíveis cidades inteligentes a casas conectadas, em um cenário que promete ser cada vez mais “sem toque”, promovendo uma interação mais segura e eficiente entre humanos e tecnologia.
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