ABC se arma para trazer pontos do Maranhão na luta contra o Z4
Em uma situação equidistante entre o caminho para a salvação e a trilha para ingressar na luta para manter a vaga na Série C, o ABC volta a campo nesta segunda-feira para encarar o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, em São Luís-MA. O adversário é um rival direto na luta para se manter fora da zona de rebaixamento, já que os mesmos três pontos que separam os potiguares desta batalha inglória são o que o clube necessita para carimbar presença na competição em 2025. O jogo tem início programado para as 20 horas.
O treinador Roberto Fonseca sabe que, para manter um clima de aparente tranquilidade, terá de trazer pontos dos confrontos diante do Sampaio Corrêa e do Caxias, ambos na condição de visitante. Porque, a essa altura da competição, tudo que o ABC não necessita é mergulhar em águas turbulentas e voltar a correr um sério risco de rebaixamento. Devido à proximidade do Alvinegro com a zona de segurança traçada pelos sites especializados em estatísticas, o site Chance de Gol aponta que o risco de o clube potiguar perder a vaga na terceira divisão é de apenas 9,7%.
Fonseca sabe que, para manter e até aumentar essa distância, além de evitar qualquer tipo de pressão externa sobre o grupo de atletas, o ABC terá de fazer um bom papel no Maranhão. E para tanto, vem trabalhando bem aquele que a comissão técnica entende ser o principal ponto falho da equipe: a baixa média de aproveitamento ofensivo.
Assim como o Alvinegro, o time maranhense não realiza uma boa campanha como mandante. O aproveitamento do Sampaio Corrêa no Maranhão é exatamente o mesmo que os potiguares apresentam no Frasqueirão, 40,7%, o que aponta para um oponente desesperado pela vitória, na tentativa de escapar da zona de rebaixamento.
Porém, o retrospecto do confronto é favorável ao adversário. Foram 13 jogos disputados, com 9 vitórias maranhenses, 2 empates e 2 vitórias do ABC. Pela Série C, as equipes só se enfrentaram duas vezes, com uma vitória do Sampaio e um empate.
No desespero, os donos da casa, que vêm de um empate contra o Ferroviário, em Fortaleza, sabem da importância de conquistar os três pontos nesta 17ª rodada. O desempenho foi considerado satisfatório no último confronto.