Acre realiza 1º Seminário da Primeira Infância na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima

Acre realiza 1º Seminário da Primeira Infância na Terra Indígena Puyanawa, em Mâncio Lima
Publicado em 07/11/2024 às 9:59

Promover a assistência social e o atendimento às crianças no Acre é essencial para a promoção de políticas públicas que garantam os direitos da população. Com esse objetivo, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quarta-feira, 6, a abertura do 1º Seminário Estadual da Primeira Infância no Contexto Indígena, na Terra Indígena (TI) Puyanawa, em Mâncio Lima.

O seminário tem como finalidade aprimorar o atendimento aos povos indígenas no Cadastro Único e no Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Programa Criança Feliz (PCF), além de ampliar o acesso e o atendimento dos programas e serviços do sistema.

A secretária em exercício da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destacou, durante o evento, que o foco é trabalhar a primeira infância no contexto indígena, respeitando os costumes, os hábitos e garantindo os direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes.

“Essa é uma política que recebe muita atenção da nossa vice-governadora, que também atua como secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. Ela nos deu todo o apoio e suporte para que pudéssemos realizar hoje este primeiro encontro e seminário estadual, trazendo a política da primeira infância no contexto indígena. Isso representa um marco, pois somos pioneiros nesse aspecto em todo o país”, afirmou.

Técnicos de mais de 13 municípios, representantes estaduais e federais participam dos três dias de seminário. Foto: Marcos Santos/Secom

Além disso, o evento busca propiciar a troca de experiências e vivências entre as equipes técnicas dos 13 municípios com terras indígenas no Acre, fortalecendo a política de assistência social.

Cacique Joel Puyanawa: “Inseridos e representados”. Foto: Carolina Torres/Secom

“Para nós, do Povo Puyanawa, este é um momento de grande relevância e importância, pois nos sentimos mais inseridos e representados. Este encontro é uma oportunidade para adquirirmos mais conhecimento sobre a primeira infância e entendermos melhor os temas que serão discutidos ao longo do seminário. Como cacique, é uma honra receber todos e abrir este evento com alegria, desejando que o seminário seja produtivo, com boa participação, propostas construtivas e resultados positivos para todos que buscam compreender e se beneficiar deste encontro”, explica o cacique Joel Puyanawa.