Acre tem mais de 26 mil inscritos no Enem 2024, aponta Inep
Pelo menos 26.375 acreanos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo, 3 de novembro; destes, ao menos 8.796 são concludentes da última série do Ensino Médio. Os dados são Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).
Rio Branco segue com o maior número de estudantes, com 16.047 inscrições, sendo 4.347 de concluintes do Ensino Médio; Cruzeiro do Sul tem 3.869 inscrições e 1.334 concluintes; Sena Madureira tem 954 inscrições e pelo menos 403 estudantes do último ano.
O município com o menor número de inscrições é Santa Rosa do Purus, com apenas 52; destes, 24 são concluintes.
O que levar no dia do Enem?
No dia do exame, é obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Consideram-se documentos válidos para a identificação do participante:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997;
- Documentos digitais (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN Digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.Br.
Para a participação de estrangeiro, é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto descritos a seguir:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por Estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
Não serão aceitos documentos de identificação que não estejam listados no edital. É importante, também, que o candidato veja o local das provas com antecedência e se atente aos horários: os portões se abrem às 10 horas, no horário do Acre, e fecham às 11 horas.