Alvinegros são maioria, mas estão infelizes com o seu time

Alvinegros são maioria, mas estão infelizes com o seu time
Publicado em 20/08/2024 às 6:09

Uma nova pesquisa vai causar polêmica entre as torcidas de ABC e América. Segundo a pesquisa “Pulso do Torcedor 2024”, publicada pela Atlas Intel em parceria com o Estadão a torcida abecedista é a maior do Rio Grande do Norte. O dado, no entanto, contraria a presença de torcedores nos estádios potiguares, uma vez que a média de público do Alvirrubro vem superando a do Alvinegro há algumas temporadas.

O Flamengo, mesmo sem ter conquistado nenhum título na última temporada, tem a maior torcida e a mais satisfeita do País; Nesse índice, entre os clubes pesquisados das Séries A e B de 2023, a torcida do ABC aparece com o pior índice de satisfação. Apenas 21% dos abecedistas responderam que estão satisfeitos com o Alvinegro.

Os dados revelados pela pesquisa buscaram avaliar, além das maiores maiores torcidas do País, dois principais índices: Satisfação do Torcedor (IST) e Desempenho do Time (IDT). O primeiro tem como objetivo medir o grau de satisfação do torcedor com o seu time e o Campeonato Brasileiro; já o segundo leva em consideração as respostas dos torcedores acerca do desempenho do time nos quesitos de finanças, de gestão, de elenco, do técnico, do entrosamento do time, da forma física dos jogadores e do desempenho geral no campo. Em relação ao desempenho, o ABC fica à frente apenas do Remo, na pesquisa.

Em ambos os casos, cada índice leva em consideração pesos para as respostas dos torcedores. No caso do IST, desempenho do time (50%), nível do Brasileirão (30%) e qualidade da arbitragem (20%); já cada um dos seis primeiros critérios do IDT tem 10% de peso, enquanto o desempenho geral no campo é responsável por 40% do resultado final.

Para chegar nestes resultados, a Atlas Intel entrevistou 7.374 pessoas (taxa de amostragem) por meio de recrutamento digital entre os dias 1 e 5 de agosto de 2024. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos, e 95% de nível de confiança. Para garantir a representatividade em nível nacional, as amostras são pós-estratificadas usando um algoritmo interativo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior.

Os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs). A metodologia intitulada Atlas Random Digital Recruitment (RDR) visa contemplar diversas fontes de viés e lidar com a possível super ou subrepresentação de grupos demográficos.

O Flamengo continua no ranking das maiores torcidas do País em 2024. Dos torcedores consultados, 20,1% afirmaram ter escolhido o clube rubro-negro ao longo de suas vidas. Depois dele, Corinthians (14,5%), São Paulo (7,6%) e Palmeiras (7%) aparecem em seguida no ranking. O trio paulista se soma para 29,1% do número de torcedores no Brasil.

Em geral, os resultados de número de torcedores no Brasil não foge muito à regra. Depois do Palmeiras, Vasco (6,6%) fecha o top 5 no ranking, que ainda tem Cruzeiro (5,4%), Grêmio (4,6%) e Atlético-MG (4%) à frente do Santos (3,8%). O primeiro clube do Nordeste a aparecer no resultado da pesquisa é o Bahia, com 2,8%, empatado em porcentagem com o Fluminense.