ARTIGO: Dia de Finados (Felizes). Por Marcus Aragão
O ente querido que você perdeu está rezando por você hoje. Tudo o que ele espera é que você seja feliz e aproveite a vida. Não seja um morto-vivo que apenas busca aceitação social, que segue sem propósito, preso a rotinas que não deixam você sentir, apenas pensando ou remoendo.
Vamos realmente homenagear todos os finados, deixando-os no paraíso, que é ver você cuidando da sua saúde física e mental, perseguindo suas paixões e realizando seus sonhos. É você que deve fugir do inferno que é a felicidade fake do Instagram, o comodismo, a vaidade e a expectativa social que pressiona para ter cada vez mais.
Eles estarão no céu quando você encontrar um propósito para viver. Não confunda encontrar propósito com ter uma grande missão; basta algo que traga significado ao dia a dia. Pode ser educar um filho, correr uma maratona, cultivar um hobby ou aprender algo novo. O importante é ter algo que motive a acordar todos os dias e faça valer a pena enfrentar as dificuldades. Evitar o excesso de passado, que leva à depressão, e o excesso de futuro, que leva à ansiedade, é fundamental para viver o momento presente e encontrar prazer.
— Viver é divino.
Seu finado querido descansará em paz quando você viver o momento presente desta dádiva que é estar vivo — valorizando as pequenas coisas e encontrando alegria nas experiências cotidianas. Essa presença consciente também é essencial para construir relacionamentos significativos. Conectar-se genuinamente com outras pessoas é um pilar para viver de forma plena. Isso significa estar disponível emocionalmente, compartilhar vulnerabilidades e construir laços que vão além das interações superficiais. São esses relacionamentos que enriquecem a vida e ajudam a dar sentido ao cotidiano.
Vez ou outra, ouço pessoas dizendo que estariam dispostas a morrer por alguém, mas escolha viver pelos que você ama — incluindo você e seus entes queridos que se foram. Faça uma oração para afastar a apatia, a ausência de significado e a falta de esperança.
Quando seu finado ver você feliz, somente nesse momento saberemos que ele encontrou a paz eterna.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.