Botafogo – Tribuna do Norte

Botafogo – Tribuna do Norte
Publicado em 25/09/2024 às 0:00

Rubens Lemos Filho

[email protected]

Está na ternura de Garrincha e na rebeldia de Marinho Chagas a minha torcida para o Botafogo ser campeão brasileiro. A torcida alvinegra envelheceu, sempre chegando e perdendo para a própria falta de confiança em sua capacidade.

Garrincha é o Charles Chaplin da bola. Com ele, o Botafogo teria ganho todos os campeonatos perdidos no detalhe, na hora decisiva e final. Garrincha não se importava com o Campeonato Nacional. Jogava lindamente como se estivesse num torneio em Juiz de Fora.

Garrincha e Marinho juntos teriam feito o nome em cima de marcadores idiotas. Marinho foi tantas vezes criticado por não haver adotado sua verdadeira posição, no meio-campo. Garrincha começou Gualicho, nome de cavalo, virou Garrincha e fez o mundo delirar.

O Botafogo no ano passado tinha tudo para comemorar seu Brasileiro por chegar à larga margem de pontos à frente do segundo colocado. As rodadas foram passando e resultados negativos tiraram o time do páreo.

O Botafogo é um time mediano porém melhor que o meu Vasco, lutando por uma vaga na Copa Sul-Americana. O Botafogo, em valores individuais, é bem melhor que o Vasco. Minha força interior pede para que acompanhe o Botafogo até mesmo para tirar a boçalidade escancarada do Flamengo e seus seguidores.

Dívida

Recebo de um conselheiro forte que consultou no site da Procuradoria Nacional Tributária as dívidas depois da transformação do América em SAF. Hoje, segundo a relação de inscritos na dívida ativa, o América já deve R$ 377.440,423. Com a palavra os atuais gestores, que chegaram a Natal como salvadores e mantiveram o time na Série D.

Pedra preciosa
O América cedeu quem sabe sua pedra mais preciosa, o meia-esquerda Henrique para o Vasco da Gama. Henrique deve ser deixado à vontade e ser acostumado a receber pressão. Seria um bom negócio para o futebol potiguar, que não revela craques há muito tempo.

Conquista

Os garotos do Sub-16 do América SAF conquistaram a Copa Agreste com a vitória por 2×0 sobre a Escolinha do Golinha. Os gols foram marcados por Luan e Guedes. O América é comandado pelo técnico Rômulo Pinheiro e chega a 10 joagos sem perder, incluídos Campeonato Potiguar, Copa Esperança e Copa Agreste.

Dívida
Ao priorizar o pagamento de dívidas, o ABC reduziu o montante de 18 milhões para apenas 5 milhões e 700 mil reais, um esforço que merece o reconhecimento do juiz do Trabalho Inácio Oliveira em depoimento a esta Tribuna do Norte.

Bira
O presidente do ABC, Bira Marques fez a escolha de Sofia: descartou o futebol como prioridade para pagar o débito e evitar o colapso geral do clube. Tem que saber se os sócios votantes em novembro irão reconhecer este esforço ou vão se vingar pelos maus resultados do futebol.

Silêncio
O candidato de Bira Marques para presidente, seu vice Fred Menezes, é a melhor opção entre as quatro, mas às vezes dá a impressão de que não quer assumir de fato a disputa. Cada dia de Fred Menezes sem tocar no assunto é um voto que a oposição vai buscar.

Ricardo Couto
O funcionário público federal e pesquisador Ricardo Couto teve seu nome lançado pelo grupo que vem perdendo as últimas campanhas, mas é majoritariamente formado por torcedores. Ricardo Couto é inteligente, mas deveria deixar seu nome para futuras disputas.

Alecrim -Aconteceu o que se temia: o Alecrim perdeu para o Univap de Apodi por 3×2 e estreou mal na segunda divisão. O Alecrim precisa ser repensado a partir de ideias modernas como uma SAF desde que seja séria, sem safadeza.

Derrota – O time de Apodi abriu 2×0, o Alecrim empatou mas tomou o terceiro gol. O técnico Fernando Tonet foi bastante criticado pela mídia. Ainda há chance, mas o Alecrim deve assumir sua postura de grande clube do futebol potiguar e esquecer a drrrota como hábito.

Fora – O ABC já mandou embora o goleiro Moisés, o zagueiro Wesley Santos, os laterais Felipe Albuquerque e Vitor Marinho,e os atacantes Jackson, Iago, Jenison, David Ribveiro e Emerson Galego, este o pior jogador trazido para Natal nas Últimas duas décadas.

Empréstimo – Continuam no ABC por empréstimo o goleiro Pedro Paulo(Caxias), o zagueiro Eduardo Thuram(Sampaio Corrêa), o volante Matheus Blade(Noroeste), o meia Samuel(Fortaleza e o atacante Pedro Felipe(Noroeste). Só ficaria com o goleiro e o zagueiro Eduardo Thuran.

Memória – No dia 24 de setembro de 1980, o craque máximo do nosso futebol, Alberi, estreava na decisão do segundo turno do campeonato estadual contra o ABC, que tinha como destaque o meia Zezinho Pelé, irmão do atacante Jorge Demolidor. O empate em 0x0 favoreceu o ABC.

Times – O ABC ganhou o segundo turno com Luiz Neto; Gelson, Tito, Cláudio Oliveira e Vuca(Joel); Baltazar, Arié e Zezinho Pelé; Juarez, Jonas e Berg(Noé Macunaíma). O Alecrim jogou com Índio; Anildo, Ticão, Noronha e Jacó; Elói, Betinho(Edmo Sinedino) e Alberi; Canindé(Abel), Tiquinho e Djalma. Dois bons times da Era Castelão(Machadão).

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.