Cinco sinais iniciais de câncer de pulmão e como identificá-los

Cinco sinais iniciais de câncer de pulmão e como identificá-los
Publicado em 18/10/2024 às 5:12

Câncer de pulmão é uma doença que apresenta alguns sinais iniciais de que algo não vai bem no seu organismo (Foto: Divulgação)

O câncer de pulmão é uma doença que apresenta alguns sinais iniciais de que algo não vai bem no seu organismo. Além da consulta frequente em médicos para fazer um check-up geral, é preciso também saber identificar alguns sintomas iniciais da enfermidade para um diagnóstico precoce.

Primeiro, é preciso saber que a doença é mais comum entre homens do que mulheres. Em todo o mundo, o câncer de pulmão é o primeiro mais comum nos pacientes do sexo masculino. A principal causa da enfermidade é o tabagismo. Estudos apontam que 85% dos casos são ligados a pacientes fumantes. No entanto, 15% são de pessoas que não têm esse hábito.

Confira agora alguns sinais iniciais que podem indicar um possível câncer no pulmão:

  1. Dores
    Dores nas mãos, dedos, no peito e nos ombros podem ser sinais da doença. A dor quando a pessoa ri ou tosse é um sinal de alerta. É dito que o câncer de pulmão pode atingir os ossos em casos avançados, portanto, é importante ter atenção.
  2. Tosse
    Uma tosse crônica e que perdura por muito tempo pode ser sinal de câncer de pulmão. Os médicos alertam para tosses que duram mais de oito semanas, que pioram à noite e que deixam sua voz rouca. No caso do aparecimento de sangue, isso é ainda mais alarmante. Sangue no muco da secreção do nariz ou da tosse é preocupante. Em caso deste sinal, apresente essa informação ao seu médico.
  3. Perda de peso
    Um emagrecimento rápido e sem explicação também é sinal de que algo está errado, ainda mais se você não está fazendo exercícios ou de dieta. O sinal indica que seu corpo está gastando energia em algum lugar, possivelmente combatendo um tumor.
  4. Falta de ar
    Respiração ofegante e falta de ar quando você faz algo do dia a dia também pode ser um sinal preocupante. O ideal é sempre fazer acompanhamento médico, principalmente se for fumante.
  5. Aumento do peito
    No caso dos homens, outro sinal é um aumento da região do peito. É dito que a doença força o corpo a liberar hormônios, que causam essas mudanças. O ideal é sempre buscar um profissional em caso de sintomas parecidos.