Clínica é notificada por exercício ilegal da profissão de Técnico em Prótese Dentária

Clínica é notificada por exercício ilegal da profissão de Técnico em Prótese Dentária
Publicado em 18/07/2024 às 18:07

A punição para esse tipo de crime é a detenção de seis meses a dois anos.(Foto: Divulgação/CRO-RR)

Uma clínica odontológica, localizada no bairro Santa Tereza, foi notificada por acobertar o exercício ilegal da profissão de Técnico em Prótese Dentária (TPD). O espaço, encontrado em condições insalubres para atendimento, foi alvo de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO-RR) na manhã desta quinta-feira (18).

Conforme informações obtidas pela Folha, a organização havia ido ao local para uma fiscalização de rotina e identificou diversas irregularidades. A Polícia Militar de Roraima (PMRR) foi acionada para verificar a denúncia de exercício ilegal de TPD, uma profissão regulamentada e que exige as devidas qualificações para ser exercida.

Após consulta ao banco de dados do CRO-RR, não foram encontradas informações sobre as qualificações necessárias para que o suposto infrator estivesse apto para realizar a função. À polícia, ele contou que estava lixando uma dentadura, mas não trabalhava na clínica. Teria explicado ainda que o estabelecimento pertence ao filho, que é dentista e estava fora da cidade, mas que apenas ajudava quando era necessário.

A Polícia Militar de Roraima foi acionada para verificar a denúncia (Foto: Divulgação/CRO-RR)

O Conselho informou que a Vigilância Sanitária de Boa Vista também foi acionada para tomar medidas em relação às condições insalubres em que se encontrava o local. A clínica ainda foi notificada por irregularidades de publicidade e certificado de Responsável Técnico vencido.

O exercício ilegal da Odontologia está previsto no art. 282 do Código Penal Brasileiro. A punição é de detenção de seis meses a dois anos. Se o crime é praticado com a finalidade de obter lucro, aplica-se também multa.