Com maioria de potiguares, Circuito Banco do Brasil de Surfe decide o campeão neste domingo em Natal

Com maioria de potiguares, Circuito Banco do Brasil de Surfe decide o campeão neste domingo em Natal
Publicado em 03/11/2024 às 6:18

O Circuito Banco do Brasil de Surfe vai definir o campeão da temporada 2024 neste domingo na Praia de Miami, em Natal. O paraibano José Francisco perdeu no sábado, mas segue na frente do ranking. Os únicos que podem lhe tirar o título, são o natalense Mateus Sena e o cearense Cauã Costa, mas só com a vitória na etapa inédita do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) no Rio Grande do Norte. Os potiguares são maioria nas quartas de final, que vão abrir o domingo decisivo, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

No sábado foi iniciada a categoria feminina e a catarinense Laura Raupp já chegou em Natal como campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024. Ela decidiu o título das quatro primeiras etapas e ganhou três, em Torres (RS), Saquarema (RJ) e em São Sebastião (SP). Além disso, a jovem surfista de apenas 18 anos de idade, lidera com folgas o ranking sul-americano da World Surf League, que classifica três surfistas para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT).

“Eu vim pra cá pra conhecer um lugar novo, nunca tinha vindo pra Natal, nem pro Rio Grande do Norte e estou bem feliz de estar aqui. Na verdade, quando vim pra cá, não sabia que já era campeã do Circuito Banco do Brasil e estou feliz com esse título”, disse Laura Raupp, depois de estrear com vitória em Natal. “Esse ano eu consegui ser muito constante nos meus resultados no QS, fiz alguns resultados no Pro Junior e consegui fazer quartas de final num Challenger Series, que foi meu melhor resultado da carreira. Estou feliz de estar evoluindo meu surfe e o mental também, que estou trabalhando bastante nisso. O mar está mais difícil hoje, o vento muito forte, mas estou feliz de ter passado minha primeira bateria aqui”.

Depois, a cearense Juliana dos Santos, uma das surfistas patrocinadas pelo Banco do Brasil, acabou carimbando a faixa da campeã na abertura das quartas de final. Juliana fez os recordes femininos desta quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Natal, para derrotar Laura Raupp por 13,00 pontos, somando notas 7,00 e 6,00. Esta é a primeira vez no ano que a catarinense não chega numa final, enquanto Juliana dos Santos avançou para as semifinais pela segunda vez. A única tinha sido na segunda etapa de 2022, realizada na Praia de Stella Maris, em Salvador, na Bahia.

“Estou muito feliz em estar nas semifinais, feliz em soltar o surfe, de estar aqui na Praia de Miami pela primeira vez e ser muito bem recepcionada por todos de Natal”, disse Juliana dos Santos. “Essa é a quinta etapa do Circuito Banco do Brasil e esse ano foi incrível, cada etapa em um lugar melhor do que o outro. E o Banco do Brasil está de parabéns, apoiando o esporte, incentivando várias modalidades. Essa bateria, eu sabia que seria difícil, contra a Laura (Raupp), líder do ranking. Eu teria que surfar muito para poder ultrapassá-la, então estou feliz por ter soltado meu surfe e garantido minha vaga na semifinal”.

Juliana dos Santos vai disputar a primeira vaga para a grande final do Circuito Banco do Brasil de Surfe de Natal com a argentina Vera Jarisz, que barrou a pernambucana campeã brasileira Monik Santos na segunda quarta de final. E a outra semifinal será 100% peruana, com a tetracampeã sul-americana Pro Junior Sub-20 da WSL, Sol Aguirre, enfrentando a campeã de 2024, Arena Rodriguez Vargas. Sol derrotou o maior nome do surfe brasileiro em todos os tempos, Silvana Lima, enquanto Arena passou pela única representante do Rio Grande do Norte que chegou nas quartas de final, Alessandra Almeida.

Com informações do Wsl Latin América