Com três premiações, A Gazeta é destaque no 2º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre

Com três premiações, A Gazeta é destaque no 2º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre
Publicado em 29/11/2024 às 2:13

O site A GAZETA foi o grande vencedor do 2º Prêmio de Comunicação do Governo do Estado do Acre – Jornalista Val Sales, realizado nesta quinta-feira, 28, em Rio Branco. A equipe conquistou prêmios em três categorias, reafirmando seu papel de destaque na imprensa acreana.

Na categoria Web-Vídeo, a jornalista Anne Nascimento e o fotojornalista Juan Vicent Diaz garantiram o segundo lugar com a matéria “Rádio Difusora Acreana: 80 anos de histórias, mensagens e memórias”. A reportagem destacou a revitalização da Rádio Difusora Acreana e sua trajetória de oito décadas como a “Voz das Selvas”. 

Na categoria Foto, Juan Vicent Diaz foi o vencedor, capturando com sensibilidade os extremos enfrentados pelo Acre em 2024. Suas imagens retrataram a cheia e a seca do Rio Acre em poucos meses, além do cenário de fumaça que tomou conta da capital devido às queimadas.

Já na categoria Texto, Anne Nascimento e Iryá Rodrigues conquistaram o primeiro lugar com a reportagem Ano de extremos: “Acre enfrenta a segunda maior cheia e a maior seca da história em 2024.” A matéria trouxe uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas no estado. Um dos trechos enfatizou:

“Todo mundo está chorando. A Amazônia está queimando. Ai, ai, que dor. Ai, ai, que horror. Podia ser apenas a toada Lamento de Raça, do Boi Garantido, mas, infelizmente, esta foi a realidade do Acre, em 2024.”

A diretora de jornalismo de A GAZETA, Maíra Martinello, destacou a importância da premiação como uma validação do compromisso da equipe com o jornalismo ético e de qualidade.

“Esse reconhecimento é fruto da dedicação, ética e responsabilidade de uma equipe que entende o jornalismo como um serviço essencial. É gratificante ver nosso trabalho ser valorizado em um prêmio tão importante”, afirmou Maíra.

Homenagem a Silvio Martinello

Nesta edição, o prêmio contou com 106 trabalhos inscritos, abrangendo diversas áreas como educação, meio ambiente, cultura, segurança pública e direitos humanos. O objetivo, segundo o governo, é valorizar a produção jornalística que contribua para a publicidade de ações governamentais relevantes para a sociedade acreana.

Em 2024, o concurso homenageou o jornalista Silvio Martinello, ícone da comunicação no Acre. Catarinense de nascimento, mas acreano de coração, Martinello tem mais de 50 anos dedicados ao jornalismo e à literatura. Fundador e diretor-geral do jornal A Gazeta por mais de três décadas, Silvio é reconhecido por narrar as histórias da floresta ao mundo.