Competição estadual pode ter até 11 participantes
Com a competição de 2024 prevista para iniciar no próximo dia 21 de setembro, o conselho técnico da Segunda Divisão do futebol potiguar contou com a participação de onze clubes, que têm prazo até sexta-feira, dia 9, para confirmar presença na torneio. O número de interessados praticamente dobrou em relação ao ano passado, quando houve apenas as participações de Alecrim, Baraúnas, Laguna, Mossoró, Parnamirim e Riachuelo.
Para a atual temporada, as novidades foram as participações no conselho técnico dos representantes do Quinho Futebol Clube (QFC) e do Rio Grande, clubes oriundos de duas SAFs formalizadas em 2024 e que prometem investir pesado na formação da equipe para tentar o acesso à divisão de elite.
O Rio Grande acertou a contratação do treinador Higor César logo após a configuração da mais nova sociedade anônima do futebol do RN e está no mercado contratando jogadores com alguma rodagem, para mesclar com os jovens do Sub-20 e formar o grupo que vai tentar a classificação para a primeira divisão do futebol potiguar.
A espinha dorsal da equipe que vem sendo planejada por Higor está quase montada, com o anúncio de oito reforços: Alan Alves (goleiro, 27 anos), Pedro Baltazar (meio-campista, 20 anos), Gylleno Robson (lateral, 22 anos), Ryan Rennê (volante, 21 anos), Erivélton Araújo (meio-campista, 32 anos), Gabriel Biloca (zagueiro, 22 anos) e Henrique Paraíba (atacante, 33 anos).
O QFC, que também promete montar um grupo competitivo, ainda não foi ao mercado de atletas, trabalhando apenas com as revelações do projeto, mas trouxe o treinador Sérgio China para fazer o trabalho com a equipe no campeonato Sub-20, já pensando na formação do elenco para a disputa da Segunda Divisão. A tendência é que, assim como ocorre com o Rio Grande, China indique um determinado número de atletas mais experientes, porém a meta é trabalhar mais com as pratas da casa.
Como na última edição, a proposta inicial para este ano é de uma disputa de ida e volta em pontos corridos. O confronto direto é o primeiro critério de desempate. Todos os detalhes da próxima competição serão discutidos em um novo encontro dos representantes dos clubes, marcado para terça-feira (13), às 14h30, no auditório da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Com o número de participantes definido, na oportunidade poderá ser confirmado o sistema de disputa e todas as demais propostas para o certame, que dará acesso apenas ao campeão.
Com duas equipes novatas, QFC e Rio Grande, ao lado de equipes tradicionais como Alecrim e Potyguar Seridoense, a disputa promete ser acirrada, segundo o presidente da FNF, José Vanildo. “Será um campeonato forte, bonito, disputado e que vai chamar a atenção. Nosso futebol está mudando, e percebemos o sucesso nas últimas edições dos campeonatos de base, com grande número de participantes e uma disputa equilibrada”, comentou.